Defesa da Educação e meio ambiente marca mandato de Elias Ishy
05/12/2016 07:45

Sub-título

O vereador Elias Ishy (PT) fez uma análise positiva do atual mandato, em que manteve diálogo constante com representantes de diversos movimentos sociais, entidades e sindicatos, defendendo avanços e lutando contra retrocessos, principalmente na Educação e no meio ambiente. Também atuou fortemente em defesa do interesse público, fiscalizando os atos do Executivo e propondo aprimoramento dos mecanismos de acesso à informação.

Ishy lutou contra o fechamento das STEs (Salas de Tecnologias Educacionais) e a desativação do PAE (Programa de Acompanhamento Escolar); cobrou a manutenção de salas de aulas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do Projovem Urbano. Fiscalizou o andamento e cobrou a conclusão das obras de diversas escolas e Ceims. Acompanhou a elaboração do Plano Municipal de Educação e questionou as alterações feitas pelo Executivo sem debate. Participou das lutas pela qualidade na Educação e pela valorização dos servidores, mediando o diálogo nas greves de 2014 e 2016.

Com relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, Ishy propôs e teve aprovadas leis que contribuem para a expansão da produção orgânica de alimentos e para o fortalecimento da agricultura familiar e da Economia Solidária.

A fiscalização da gestão e a defesa dos interesses públicos pautaram diversas ações do mandato. Ishy questionou junto ao Ministério Público a tentativa da Prefeitura de renovar a concessão da Sanesul, sem elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, exigido pelas leis de saneamento básico, e sem debate com a população. Fiscalizou e impediu permutas de terrenos pertencentes ao município, como as passarelas do Parque Alvorada e o estádio da Leda.

Ishy considera fundamental a participação popular, por isso propôs emendas a projetos de lei visando preservar e ampliar a representação da sociedade civil nos conselhos municipais. Apoiou e participou de mobilizações das comunidades indígenas e de movimentos sociais e de bairros e distritos; reivindicando melhorias. Realizou audiências públicas e participou das conferências de Segurança Alimentar, Assistência Social, Mulheres, Cidades e Saúde.

Reeleito com 3.088 votos, Ishy reafirma que o seu compromisso é estritamente com a população douradense e que continuará pautando sua atuação pela defesa do interesse público acima de qualquer outro interesse, lutando pela construção de políticas afirmativas com a participação social.

Elias Ishy diz que continuará pautando sua atuação pela defesa do interesse público acima de qualquer outro interesse (Foto: Thiago Morais/CMD)