Daniela reúne autoridades para combater desafio mortal da “Baleia Azul”
22/04/2017 12:38

Encontro acontece nesta segunda-feira, a partir das 9h na Câmara Municipal. Informações dão conta de que pelo menos 100 adolescentes estariam no jogo em Dourados

A vereadora Daniela Hall (PSD) convocou uma reunião restrita às autoridades ligadas à criança e adolescência contra o jogo Blue Whale, o Desafio da Baleia Azul. O encontro acontece na próxima segunda-feira às 9h na Câmara Municipal. O objetivo é discutir medidas de prevenção ao suicídio em Dourados, além de disparar alerta geral aos pais sobre os perigos desses desafios lançados em redes sociais e que já chegaram no município. Segundo informações extraoficiais e que precisam ser investigadas, pelo menos 100 adolescentes de Dourados estariam em grupos que incentivam o desafio da morte.

De acordo com a vereadora, foram convidados para o encontro membros do Ministério Público Estadual, autoridades ligadas a segurança pública, secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde da Prefeitura de Dourados, Conselho Tutelar, Vara da Infância, IFMS, entre outros ligados aos direitos das crianças e adolescentes. "Estamos falando de um jogo cujo final é o suicídio. As mortes geradas por esse jogo têm amedrontado famílias. Em nossas visitas nos bairros, muitas mães se dizem assustadas. Como mãe de dois filhos praticamente na adolescência entendo esse temor, que tira o sono dos pais. Nesse momento de angustia, precisamos unir forcas, esclarecer o que está acontecendo e buscar saídas. Sabemos que o jogo em si não é a causa do problema, ele é o meio utilizado por criminosos para influenciar crianças e jovens ao suicídio. Segundo especialistas, os fatores que levam ao suicídio são a depressão, os conflitos internos de jovens durante a transição entre as fases infantil e adulta, desagregação familiar e falta de políticas públicas efetivas. Quero colocar o meu gabinete a disposição para por fim nesse jogo demoníaco, cujo prêmio final é a morte", destaca.

Daniela acredita que o melhor combate é a prevenção e a valorização da vida. "Temos que levar informações importantes para os pais identificarem sinais que os filhos dão quando estão em situação de perigo, com indícios de depressão. Além disso incentivar o diálogo e estruturar uma rede de atendimento para os adolescentes e famílias que precisam de ajuda psicológica e de saúde. Queremos discutir o assunto para montarmos estratégias de prevenção e não sermos pegos de surpresa com tragédias em nossa cidade", destaca, observando que há informações de que o número de suicídios em Dourados vem aumentando gradativamente. "Em nenhum caso foi comprovado qualquer participação no jogo, mas é melhor prevenir", destaca, observando que desse primeiro encontro sairão propostas para ações de curto, médio e longo prazo.

ALERTA

O Baleia Azul é um jogo mortal, onde os participantes seguem uma série de instruções que os deixam fragilizados e motivados a tirar a própria vida. A pessoa que comanda o jogo se chama "curador" e envia pequenos desafios aos jogadores todas as madrugadas, justamente quando os pais desavisados estão alheios às atividades virtuais dos filhos. Segundo informações o desafio dura 50 dias, neste período o jovem vai cumprindo as mais difíceis provas e o jogo termina com o desafio final: o suicídio.

As primeiras vítimas do jogo foram duas adolescentes russas, mas houve morte em Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e tentativas em Curitiba, no Paraná. Entre as "missões", as mais fáceis consistem em acordar às 4h20 da madrugada para assistir a filmes de terror e ouvir sem parar músicas que deixam a pessoa triste. Isso predispõe o jogador para as próximas tarefas, criando nele um estado depressivo. Os passos seguintes incluem automutilação, arriscar-se em lugares altos e perigosos. Autoridades russas creem que os curadores sejam pessoas mais velhas e persuasivas, pois convencem os jovens de que eles não podem sair do jogo.



Texto/Fonte: