Daniela intervém por deficientes auditivos e questiona fim do atendimento
Serviço foi transferido para Campo Grande após Prefeitura não conseguir habilitar atendimento
Daniela questionou fim do atendimento de saúde auditiva
17/03/2020 08:09

A vereadora Daniela Hall (PSD) está cobrando o retorno do atendimento de saúde auditiva para pacientes de Dourados. Segundo ela, é um retrocesso que a Prefeitura desista do serviço e transfira os recursos da Saúde para Campo Grande. “É inaceitável que o Executivo abra mão de prestar o serviço e obrigue que centenas de pacientes tenham que sair daqui de Dourados para receberem atendimento na Capital”, destaca.

De acordo com a vereadora, a medida foi oficializada no dia 15 de janeiro quando foi autorizada a transferência de R$ 1 milhão do teto financeiro de Dourados para a Capital do Estado. Com isso os pacientes de Dourados e região terão que se deslocar até a “Cidade Morena” para receber atendimentos como consultas, exames e manutenções de aparelhos auditivos. Na fila de espera existem 256 pessoas, segundo informações do Ministério Público Estadual.

Conforme a vereadora o problema já se arrasta desde o início de 2017, quando venceu o contrato com a antiga prestadora do serviço e não foi renovado. De lá para cá, a Prefeitura não conseguiu habilitar outra empresa e alega "os valores pagos pela tabela SUS não despertam interesse em possíveis prestadoras e por essa razão o processo burocrático ficou comprometido".

Ao comentar a desativação do serviço, Daniela ressaltou que em recente decisão do juiz José Domingues Filho, o magistrado atendeu ao pedido do Ministério Público Estadual que pedia que o Município de Dourados fosse condenado a reativar em 30 dias o serviço. A decisão foi publicada em julho de 2019. Conforme Daniela, além de não haver o serviço em Dourados, a Prefeitura também não providenciou o atendimento dos pacientes por meio de TFD, seja na capital do Estado, seja em outra cidade com o serviço pelo SUS.

A estimativa da vereadora é de o problema afeta mais de 3 mil pessoas com deficiência auditiva de Dourados e região. Com a falta de atendimentos alguns pacientes estão tendo que pagar para fazer avaliações, exames e manutenção. Sem contar com os pacientes que aguardam receber o aparelho auditivo que custaria em torno de R$ 2 mil.

Conforme Daniela, o aparelho auditivo é de fundamental importância no dia a dia de quem tem problemas de audição. "Ele estabiliza a doença e garante uma melhor qualidade de vida para o paciente. Um dia a mais sem o parelho representa muito porque a pessoa que não consegue ouvir sofre com outras doenças como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Há pacientes que estão tendo que pedir licença de suas atividades pela dificuldade de audição. Esperamos que a Prefeitura tome providências e garanta o direito desses pacientes de serem atendidos em Dourados", acrescenta.