Daniela Hall solicita grades de proteção para posto de saúde da Aldeia Jaguapirú em Dourados
16/02/2018 07:39

16/02/2018 07h37 - Por: Assessoria

Preocupada com a saúde e a segurança dos indígenas, a vereadora Daniela Hall (PSD) esteve visitando o Posto de Saúde Guateka da Aldeia Jaguapiru, na tarde desta quinta-feira (15). Diante da narrativa dos profissionais que trabalham na unidade de saúde, a vereadora irá solicitar a instalação de grades de proteção em portas e janelas da UBS (Unidade Básica de Saúde) à Prefeitura Municipal, na tentativa de evitar novos arrombamentos. O local foi invadido pela décima vez em um curto período de tempo, tendo até a geladeira levada pelos criminosos.

Tentando intermediar, para que os usuários tenham condições mínimas para um atendimento de qualidade, a presidente da Câmara Municipal de Dourados enviará o relatório de sua visita ao Poder Executivo Municipal. "Já foram feitas diversas solicitações para este posto de saúde, mas agora, vendo as condições precárias em que os funcionários estão trabalhando, a Secretaria de Saúde precisa voltar o olhar com mais atenção para este povo", disse Daniela.

A enfermeira, Romilda Martins, descreveu a situação como assustadora: "Não é a primeira vez que estão nos roubando. É a décima vez e creio ainda que são as mesmas pessoas. O que tem aqui dentro, nada é meu, mas cheguei ao ponto de levar aparelhos para casa, com medo do roubo no final de semana. E o mais triste ainda, é que muitas vezes tiramos o dinheiro do nosso bolso, como para a compra do botijão de gás, para atender a comunidade, mas a própria comunidade acaba roubando as melhorias que conseguimos", desabafou a coordenadora do posto de saúde.

Dessa vez, a porta dos fundos foi arrombada e do local levaram cadeiras, botijão de gás, geladeira, um aparelho de aferir pressão, além de utensílios da cozinha. O equipamento de Raio-X de uso do dentista foi danificado, tendo os marginais cortados os fios de energia. Atendendo aproximadamente 40 pacientes por dia, os indígenas clamam por mais segurança e rondas policiais, pelo menos durante o dia, que também será solicitado pela vereadora Daniela Hall.

Água Há anos enfrentando o problema da falta de abastecimento de água dentro da Aldeia Jaguapiru, os funcionários e usuários do posto de saúde Guateka também sofrem com a falta de água nas torneiras da unidade básica de saúde. Sem água no banheiro, na sala de vacina e na sala do dentista, os funcionários usam um balde para buscar água em um cavalete que fica aos fundos do posto e, às vezes, também não sai água da torneira.

Diante dessa reivindicação, Daniela Hall também fará os encaminhamentos necessários aos órgãos competentes. "Vamos crer que sejam apenas problemas na tubulação do posto de saúde e com a baixa pressão, a água não consegue chegar às torneiras. Espero que a gestão realize a manutenção com urgência, pois viver sem água é desumano", enfatizou a vereadora.

Daniela durante visita à Unidade Básica de Saúde (Foto: Divulgação)