Daniela Hall mobiliza autoridades em prol do “Kit Covid” em Dourados 
Vereadora Daniela e o secretário municipal de Saúde, Gecimar Teixeira
Foto: Assessoria
20/07/2020 08:31

A vereadora Daniela Hall (PSD) está mobilizando autoridades públicas de Dourados para adotarem protocolo de atendimento que prevê a distribuição, por meio de receita médica do “Kit Covid” (Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Zinco, Vitamina D) para tratamento precoce da doença. A vereadora já se reuniu com o secretário de Saúde de Dourados, Gecimar Teixeira, e com o presidente da Associação Médica, Guilherme Bonini. Ela ainda entrou em contato com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e nos próximos dias se reunirá com o Conselho Municipal de Saúde. 

O mesmo protocolo já foi adotado em Campo Grande e outras 12 capitais brasileiras. Após ouvir especialistas, Daniela acredita que o tratamento precoce pode ser uma alternativa importante para salvar vidas. “Hoje, o paciente diagnosticado com Covid-19, vai para a casa tomar dipirona até a doença se agravar e ele ter que ser entubado. O que os médicos especialistas defendem é o tratamento já nas primeiras fases da doença para impedir que ela se agrave”, ressaltou.

Recentemente a vereadora realizou seminário online com o médico toxicologista e nutrólogo Sandro Benites, coordenador do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox) e o deputado federal Luiz Ovando, que é médico cardiologista e defensor da causa.  

Durante a live, o médico ressaltou a importância da utilização dos medicamentos para salvar vidas. Ele destacou vários estudos que estão dando certo no Brasil e no mundo e que a comprovação científica leva em torno de um ano para sair, tempo que muitos pacientes não terão para aguardar. O Conselho Regional de Medicina de MS, já deu parecer favorável a adoção de protocolos alternativos e recomenda que gestores disponibilizem medicamentos para o tratamento precoce que os médicos precisarem prescrever. Ressaltou a importância do Executivo tomar medidas para contribuir para que não haja o avanço da doença.   “Ou a gente faz alguma coisa agora ao invés de só esperar acontecer, ou poderemos ter um caos, em que os hospitais simplesmente fecham as portas e os pacientes morrem na calçada por falta de leitos”, ressalta.

Sandro destacou ainda que como coordenador de Vigilância Toxicológica nunca viu nenhum caso de intoxicação por uso da ivermectina ou hidroxicloroquina, por exemplo. “São medicamentos simples, baratos e que salvam vidas, desde que utilizados de forma responsável com prescrição médica e no tratamento precoce”, ressalta.

Na mesma linha o médico cardiologista e deputado federal Luiz Ovando destacou que é possível evitar o agravamento da doença com esses medicamentos e que eles têm dado resultados em várias localidades do País. O deputado sugeriu uma união de esforços da classe médica e política de Dourados em torno da adoção desse protocolo.

Para Daniela Hall se faz necessária essa discussão sem politizar o tema. “Precisamos que a Prefeita de Dourados abra um canal de diálogo com a Câmara e ouça os profissionais da Saúde, os mais de 200 médicos de Campo Grande, que desenvolveram estudos importantes, que adotaram o protocolo e que está dando certo”, ressalta.

Conforme a vereadora Daniela, várias capitais já adotaram o protocolo, seis estão discutindo e 13 ainda não debateram o assunto. Para ela, a categoria defende que a Ivermectina, remédio para infecção por parasita, também usado para verme, seja usado de forma preventiva para casos confirmados e para profissionais de saúde que estão na linha de frente.

Já a hidroxicloroquina seria usada na fase inicial de quem apresenta sintomas. A Vitamina D e o Zinco são utilizados para o aumento da imunidade. “Importante destacar ainda que a possível adoção desse protocolo pela Prefeitura não representa a cura da doença, mas sim uma forma de ajudar o trabalho dos médicos evitando que a doença se agrave”, explica. Para a utilização do kit haverá necessidade de anuência do paciente, bem como prescrição médica.

Texto/Fonte: Assessoria Parlamentar