Daniela Hall cobra ativação do Centro Homeopático, desativado há quase 4 anos
Vereadora relembra que desde 2017 ela conseguiu com o deputado Geraldo Resende os recursos para a reforma completa no local
Daniela Hall cobra ativação do Centro Homeopático
04/03/2020 08:13

A vereadora Daniela Hall cobrou mais uma vez a ativação do Centro Homeopático de Dourados. A estrutura está fechada dede 10 de junho de 2016, portanto há quase quatro anos, sem previsão de funcionar. Daniela Hall enfatiza que desde o primeiro momento que soube do fechamento buscou apoio para impedir que isso acontecesse. Para tanto, conquistou recursos de R$ 400 mil através de emenda do então deputado federal Geraldo Resende (hoje secretário estadual de Saúde) para a reforma completa da unidade.

Daniela enfatiza que a Prefeitura precisa resolver pendências burocráticas para que a obra saia do papel e lamentou a situação de abandono do espaço. “Recentemente vimos que o prédio havia se tornado ponto de uso de drogas. O prédio que promovia a Saúde, hoje serve de abrigo para viciados. A estrutura teve as portas arrombadas, janelas de vidros quebradas e vasos sanitários dos antigos banheiros destruídos. Há infiltração e mofo por todas as paredes e o teto. O problema é alvo de investigação do Ministério Público Estadual”, denuncia.

Em recente entrevista à imprensa o médico homeopata, Ailton Salviano, que é um dos fundadores do serviço em Dourados, juntamente com o Dr. Archiduque Fernandes, disse recentemente que com os recursos disponíveis, a reativação do Centro Homeopático só depende da boa vontade da Prefeitura. Segundo ele, a estrutura foi fechada de forma que leva a entender que foi intencional. "As reformas necessárias eram simples, como uma pintura externa e adequação do telhado para evitar as goteiras. Para isso, não precisaria fechar a estrutura por tanto tempo. Foi uma grande decepção tanto para a população quanto para mim que estive junto com Archiduque, lutando para difundir a homeopatia em Dourados", destacou.

"Na década de 90 começamos a atender em unidades de saúde de Dourados, eu no Pam, no Centro Espírita Emanuel e nas clinicas particulares. O dr. Arquiduque atendia oficialmente na Vila Rosa. Vimos que logo a demanda cresceu muito porque as pessoas tinham resultado. Porém a maioria delas não podia pagar, o que fez com que lutássemos pela criação do Centro Homeopático no Sistema Único de Saúde, para que atendesse a todas as classes sociais e não somente para quem poderia pagar. Foi muito difícil, depois de muitos anos de luta, ver o Centro Homeopático fechado. Espero que a Prefeitura tenha boa vontade de reativar esse serviço o quanto antes, para que a memória de pessoas que lutaram por essa estrutura, como o saudoso dr. Archiduque seja respeitada", afirmou na época.