Daniela conquista com Geraldo recursos para reforma do Centro Homeopático
24/11/2017 06:23

24/11/2017 06h20 - Por: Assessoria

A vereadora Daniela Hall (PSD) conquistou recursos de R$ 400 mil junto ao deputado federal Geraldo Resende (PSDB) para a reforma do Centro Homeopático de Dourados. Para serem liberados, os investimentos dependem agora que a Prefeitura cadastre o projeto no Sistema de Convênios do Governo Federal (Sinconv). Por isso, essa semana, a vereadora alertou a prefeita Delia Razuk sobre a abertura de prazo para cadastros e cobrou providências.

"Uma das minhas primeiras ações como vereadora foi cobrar melhorias para que o Centro Homeopático não fosse desativado, como mais tarde acabou acontecendo, infelizmente, numa ação da Prefeitura. Estive lá com o deputado Geraldo e o que vimos foi um cenário desolador em que pacientes buscavam o atendimento e encontravam as portas fechadas. Por isso pedi ao deputado Geraldo e nessa semana tivemos a grata alegria do anuncio dos investimentos", destacou.

Daniela disse que apesar da Prefeitura anunciar atendimentos na Policlínica de Atendimento Infantil (Pai) e na Clinica da Mulher, muitas pessoas tiveram dificuldades para serem atendidas. "Tenho certeza de que com a reforma, nossos médicos homeopatas poderão voltar a atender em local único e facilitará o acesso dos pacientes", destaca, observando que com a reforma a Prefeitura também poderá utilizar parte do espaço para a clinica do idoso, uma estrutura especializada para esse tipo de atendimento.

O Centro Homeopático de Dourados, o primeiro do Brasil, foi referência de bom atendimento para o país em anos passados. O prédio em que funciona os atendimentos foi inaugurado em março de 2000, portanto há 17 anos.

A homeopatia é uma terapêutica do campo médico, cujo profissional é formado em medicina, com especialização em medicamentos homeopáticos. Desde 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) adotou a medicina homeopática, acessível à população em geral, já que o tratamento é bem mais barato em comparação aos convencionais.

Criada em 1796 pelo alemão Samuel Hahnemann, a homeopatia é fundamentada no princípio dos semelhantes, isto é, o tratamento, tanto para sintomas físicos quanto para psicológicos, é feito por meio de substâncias que causam sintomas "semelhantes" aos da doença que será tratada e estimulam o organismo a reagir contra a enfermidade. Estas substâncias provocam uma reação do organismo, por isso, o médico precisa ter o conhecimento dos sinais e sintomas objetivos e subjetivos da pessoa, a fim de encontrar um medicamento individualizado e que leve em consideração a totalidade.

Além da homeopatia, revitalização garante que parte do espaço seja utilizada para a Clínica do Idoso - Foto: Assessoria CMD