Daniela cobra devolução de R$ 6 milhões da iluminação Pública
08/07/2019 08:30

08/07/2019 08h25 - Por: Assessoria

Vereadora encaminhou novos relatórios ao Ministério Público Estadual denunciando situação de calamidade nos bairros

A vereadora Daniela Hall (PSD) está cobrando que a Prefeitura de Dourados devolva aos cofres públicos o valor de R$ 6 milhões que foram desviados da conta da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip) no ano de 2018 e direcionados para pagamento do 13º salário dos servidores municipais. A parlamentar também tem unido forças para que o Município suspenda a cobrança da taxa de iluminação, enquanto a Prefeitura não resolve o problema de escuridão no município.

Para isso, Daniela tem encaminhado relatórios ao Ministério Público Estadual denunciando a situação de calamidade nos bairros. Essa semana o documento apontou a situação da escuridão em 23 regiões do município. Os dossiês produzidos pela parlamentar, têm contribuído para as investigações do Ministério Público Estadual, que ingressou na Justiça com Ação Civil Pública pedindo que a Prefeitura de Dourados seja condenada a não mais desvincular recursos da Cosip, faça a manutenção nos bairros e suspenda a cobrança da taxa onde persista a falta da iluminação.

Para Daniela, apesar de ser uma atividade prevista legalmente, a desvinculação dos recursos da COSIP é imoral, tendo em vista a situação precária em que se encontram os bairros. "São poucas equipes que atuam somente na parte da manhã e a Prefeitura ao invés de investir o dinheiro que a população paga para ter iluminação de qualidade, desvia para outras finalidades. Não é justo que um pai de família sacrifique o seu suado salário para pagar por um serviço que existe só no papel", disse, observando que está fazendo a fiscalização para identificar o tempo que o Serviço Disque Lâmpadas está levando para atender as solicitações.

EscuridãoO relatório de Daniela aponta para bairros com até 50% das lâmpadas apagadas. É o caso do bairro Bonanza I com 168 lâmpadas apagadas e 8 postes sem rede elétrica. No Campo Belo I e 2 são mais de 140 lâmpadas apagadas e 9 postes sem rede elétrica. No Campo Belo 3 são 123 lâmpadas apagadas. No Canaã II são 20 lâmpadas apagadas e seis postes sem rede elétrica. No Canaã III são mais de 12 lâmpadas apagadas; na Chácara Califórnia são 30 lâmpadas apagadas e 17 postes sem rede elétrica. Na Cohab II são 15 lâmpadas apagadas, no Dioclécio Artuzi são 37, no Dioclécio Artuzi II são 48 lâmpadas apagadas, no Guaicurus, são 161 apagadas; no Colibri são 42; no jardim dos Estados são 17, no jardim Itália são 16; no Joquei Clube são 44; Laranja 5 apagadas; no Parque das Nações II são 56 apagadas; Parque do Lago I são 29 apagadas; no Parque dos Jequitibás são 164 apagadas e 12 postes sem rede elétrica; na sitioca Campina Verde são 110 lâmpadas apagadas; na Vila Cachoeirinha são 38 e na Vila Toscana são 22 apagadas.

O município de Dourados recebe contribuição para o Cosip (Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) e no ano de 2018 arrecadou R$ 15,4 milhões, desvinculou R$ 6 milhões para pagamento de servidores a cidade está às escuras em diversos bairros.

Vereadora Daniela sinaliza postes sem iluminação nos bairros e pede  suspensão da taxa (Foto: Divulgação)