“Corrupção combate-se com reforma política”, diz Elias Ishy
19/02/2015 06:58

Vereador do PT propõe e Câmara fara audiência pública sobre o tema

O vereador Elias Ishy (PT) propôs e a Câmara Municipal de Dourados aprovou a realização de uma audiência pública sobre a reforma política no Brasil, tema que merece um amplo debate por se tratar de medida que atingirá toda a população brasileira.

“Nos últimos quatro anos, os movimentos sociais e diversas entidades da sociedade civil têm debatido a necessidade de uma reforma política que garanta a representatividade da população nos espaços institucionais e defina mecanismos de combate à corrupção. Hoje nossos parlamentos priorizam os interesses do poderio econômico em detrimentos dos interesses da maioria formada por trabalhadores, mulheres, negros, índios e jovens”, diz Elias.

O vereador completa que “diante do fato de o novo Congresso eleito colocar essa questão em pauta, é preciso cobrar para que haja um diálogo com a sociedade, a fim de que o debate já realizado pelos movimentos sociais não seja ignorado. Tem-se que ouvir as bases, os anseios do povo, cansado de tantas denúncias de corrupção, pois sabemos que a maioria desses escândalos é consequência do modelo eleitoral vigente”.

Elias Ishy aponta que, dentre outros mecanismos, os movimentos social consideram primordial a extinção do financiamento de campanhas políticas por empresas privadas, que depois cobram um alto preço por meio do superfaturamento das obras e serviços públicos, quase sempre de má qualidade, onerando os cofres públicos e impedindo o desenvolvimento do país.

“O objetivo da audiência pública é fomentar na sociedade douradense o debate sobre os pontos divergentes entre a reforma política defendida pelos movimentos sociais e as mudanças orquestradas pelo Congresso, que quer instituir voto distrital, voto facultativo e regulamentar o financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas, medidas consideradas temerárias pelos movimentos sociais, por representarem um retrocesso. A partir dessas discussões, pretendemos encaminhar ao Congresso um documento que contribua com esse importante debate que está na pauta nacional”, finalizou Ishy.

A audiência pública “Reforma política no Brasil” será realizada no dia 29 de abril, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Dourados.

Audiência pública proposta por Elias Ishy visa fomentar o debate sobre a reforma política no Brasil (Foto: Thiago Morais)