Comandante da PM expõe na Câmara as deficiências da segurança pública
03/03/2015 10:03

- Bispo Redovino Rizzardo usou Tribuna Livre para falar da Campanha da Fraternidade -

Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta segunda-feira, durante reunião de pré-pauta, a visita do comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Silva. O militar foi à Câmara expor a realidade da segurança pública no município, as deficiências do batalhão, e pedir apoio nas demandas políticas, junto ao governo do Estado e Assembleia Legislativa, visando à melhoria das condições de trabalho no município.

Carlos Silva disse que o número de policiais militares está defasado em Dourados. Segundo ele, estudos da secretaria estadual de segurança pública, de 2012, o 3º Batalhão da PM deveria ter 532 homens. No entanto, hoje, são apenas 325 para atender, além do município e os seus distritos, os municípios de Itaporã, Douradina e Caarapó, o que chega a uma população de aproximadamente 270 mil pessoas. “O Batalhão funciona como um faz tudo”, disse, afirmando que a corporação precisa, urgentemente, de mais 250 homens.

Apesar da defasagem, disse o comandante, em 2012/13 foi possível manter certo nível de atendimento à comunidade e baixar todos os índices de criminalidade, como roubo e furtos de veículos, homicídios, por exemplo.

O comandante revelou também que as instalações físicas do quartel do 3º BPM não atendem cem por cento às necessidades da corporação e a quantidade de viaturas é inapropriada. “Dourados precisa de efetivo, viaturas e quartel descente”, afirmou Silva, contando com apoio dos vereadores, “que são quem mantêm contato diário com a comunidade e conhecem as necessidades de cada bairro”.

BISPO

À noite, durante a sessão, o bispo diocesano de Dourados Dom Redovino Rizzardo fez uso da Tribuna Livre para discorrer sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Igreja e Sociedade” e como lema “Eu vim para servir”.

O bispo explicou que a Campanha tem entre as finalidades, aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade. Está entre os objetivos específicos da Campanha 2015, elencados pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

PROJETOS

Na ordem do dia o plenário aprovou, em segunda votação, projeto de lei do vereador Marcelo Mourão (PSD) que institui e inclui o Dia do Agente Funerário no Calendário de Eventos do Município, cujo nome será “Lei Valdecir Sampaio da Costa”, em homenagem a agente funerário morto recentemente, vítima de acidente automobilístico no exercício da função.

Em primeira votação foi aprovado projeto de lei do vereador Idenor Machado (DEM) que denomina João Ferreira da Rocha a rua Projetada 04 do loteamento João Carneiro Alves I e II.

Extensa pauta de requerimentos a órgãos da administração pública municipal também foi aprovada.

Comandante da PM falou aos vereadores sobre a situação da segurança pública em Dourados (Fotos – Thiago Morais/CMD)