Com salários defasados da Funsaud, Ishy apoia PL do piso da enfermagem
Vereador pede por melhorias na saúde, condições de trabalho e valorização dos servidores do HV e da UPA
Ishy questiona quando foi o último aumento que a categoria recebeu em Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/03/2022 10:32

O vereador Elias Ishy (PT) tem cobrado o prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), quanto ao compromisso no atendimento da pauta reivindicatória imediata por melhorias da saúde, de condições de trabalho e valorização dos servidores da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), que administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital da Vida desde 2014.

Na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, dia 21 de março, ele apresentou aos demais parlamentares uma Moção de Apoio ao Projeto de Lei 2564/2020 que Altera a Lei nº 7.498/1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. “É momento de reconhecer essas categorias não somente com a aclamação social de ‘heróis da saúde’, mas com remuneração digna”, afirma.

O documento será enviado ao Senado Federal, com objetivo de apoiar a tramitação e aprovação do PL, endereçado ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e ao presidente da Câmara, Arthur César Pereira de Lira e ao propositor da legislação, o companheiro de partido e senador, Fabiano Contarato. A ação de apresentar o documento solicitando o apoio dos demais vereadores e vereadoras surgiu por meio de um documento enviado a Ishy pela Comissão de Funcionários da Funsaud, assinado pelo servidor Claudinei dos Santos Moreira.

No município, o parlamentar defende o diálogo permanente com a categoria e a transparência na gestão pública para enfrentar todas as situações, que passam pela infraestrutura, isolamento adequado de pacientes, higienização, segurança, fora questões salariais. Em um requerimento enviado no dia 14 de março deste ano, o vereador lembra que uma auditoria na Funsaud deveria ter sido realizada, e então questiona se há estudos e previsões para esse trabalho e pede o cronograma.

Ainda em resposta ao Requerimento Nº 192 (1391/2021), a prefeitura informou a criação de um Grupo de Trabalho Técnico com a finalidade de promover o estudo e a reorganização do organograma, das funções, das competências e das estruturas da entidade. O vereador quer saber quais os estudos e direcionamentos apontados pelo grupo, além das providências tomadas pela gestão, juntamente com o relatório final apresentado.

“Quando foi o último aumento que a categoria recebeu? Qual a previsão para a melhoria dos salários desses servidores?”, finaliza quanto a valorização dos profissionais.