Com aumento dos casos de Covid, Laudir solicita testagem itinerante em pontos estratégicos da cidade
Laudir apresentou indicação devido ao aumento de casos de Covid no município
Foto: Assessoria
08/02/2022 10:31

Durante a sessão desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou indicação solicitando a abertura de um Centro de Testagem de Covid-19, e/ou realização de testagem itinerante em pontos estratégicos da cidade.

Com o aumento de casos no município, o Pronto Atendimento Médico (PAM) passou a realizar cerca de 350 testes de Covid-19 por dia, entretanto, a procura pelo exame é intensa no município, contribuindo para a formação de filas que ultrapassam quarteirões.

Outra opção na maior e mais populosa cidade do interior do Estado é a realização do teste no Corpo de Bombeiros, através do sistema drive-thru, mesmo assim, muitos douradenses ainda encontram dificuldades no deslocamento para realizar o exame.

“Temos ouvido relatos de pessoas que dormiram na fila em busca de realizar o teste, inclusive de moradores de bairros distante do Centro de Testagem”, relatou o vereador.

Dourados registrou um aumento de 1.216% no número de casos confirmados de Covid-19 em um único mês.  A Associação Médica Brasileira (AMB) recomenda, dentre outras ações, a ampla utilização do teste rápido de antígeno.

De acordo com o vereador Laudir, “a realização do exame possibilita que as autoridades municipais consigam ter uma dimensão real da propagação da doença. Esses dados são importantes para o rastreamento da infecções”, enfatizou.

O documento foi endereçado ao prefeito municipal, Alan Aquino Guedes de Mendonça, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori de Almeida Prado e ao secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior.

DADOS

Apenas nesta segunda-feira, foram confirmados 893 casos de Covid-19 em Dourados, chegando a 43.261 testes positivos, desses, 41.628 são considerados recuperados e 903 permanecem em isolamento domiciliar. Outras 51 pessoas continuam hospitalizadas.

Desde o início da pandemia, 704 moradores de Dourados morreram em decorrência da doença.