Coleta seletiva é preocupação de Alan Guedes
13/05/2015 07:49

Vereador cobra informações sobre a coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos urbanos domiciliares em Dourados

O vereador Alan Guedes (DEM) apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos no qual cobra informações sobre a coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos urbanos domiciliares em Dourados.

A coleta seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados do lixo orgânico na fonte geradora. Dentre os materiais recicláveis os mais comuns são papéis, plásticos e vidros. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado e diminuindo os custos de reciclagem.

“O serviço de coleta seletiva acontece no município, no entanto contempla apenas alguns bairros. Das 180 toneladas de lixo recolhido por dia, apenas 1,5 faz parte da coleta seletiva”, explicou o vereador que é membro da Comissão do Meio Ambiente no legislativo.

Segundo Guedes, o objetivo do requerimento é buscar informações sobre a coleta seletiva nos bairros atingidos, informações importantes como periodicidade do serviço e previsão de ampliação da área de recolhimento.

“Os recicláveis são encaminhados à Associação dos Agentes Ecológicos (Agecold), responsável por separar cada material e encaminhar ao destino correto. Desta forma, diminuímos a poluição do solo, água e ar, melhoramos a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população, prolongando a vida útil dos aterros sanitários”, destacou Alan Guedes.

Entretanto, mesmo com a baixa representatividade da coleta seletiva na cidade o volume coletado de lixo reciclável já tornou o espaço da associação reduzido. “Este é um problema que também está em questão, já que a estrutura é pequena para a demanda”, ressaltou o vereador.

Para Alan Guedes, Dourados tem avançado bastante na coleta destes materiais através do descarte apropriado. “No entanto, assim como na maior parte dos municípios brasileiros, hoje o principal problema ainda se concentra entre as ampliações do recebimento nos bairros e das instalações para seleção de quantidades maiores. Por isso, encaminhei este requerimento ao Executivo Municipal”, finalizou.

Vereador do DEM quer informações sobre a coleta seletiva e tratamento dos resíduos sólidos urbanos domiciliares em Dourados (Foto - Thiago Morais)