Cirilo Ramão sugere criação de centro profissionalizante
02/05/2016 07:45

Em indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópias às secretárias Ilda Miya Kudo (Educação) e Ledi Ferla (Assistência Social) e ao secretário de Governo José Jorge Filho, o vereador Cirilo Ramão (PMDB) solicitou estudos e providencias visando à criação de um centro municipal de ensino profissionalizante com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional em seus diversos níveis e modalidades, em consonância com o mercado de trabalho.

"Um dos objetivos desta proposta é atender às necessidades e demandas da população da cidade, em busca de qualificação e formação profissional e melhores possibilidades de inserção no mundo do trabalho", explica o vereador.

Cirilo Ramão, justifica que a educação para o trabalho é uma diretriz da Política Nacional da Educação, conforme inciso IV do artigo 214 da Constituição Federal, por constituir um dos instrumentos privilegiados para a melhoria da qualidade de vida e a promoção da cidadania.

Lembra ainda que o artigo 47 da Lei Federal nº. 9649/98 acrescentou o parágrafo 5º ao artigo 3º da Lei Federal n.º 8.948/94, pela qual "a expansão da oferta de educação profissional, através da criação de novas unidades de ensino por parte da União, somente ocorrerá em parceria com os estados e municípios, setor produtivo ou organizações não governamentais, objetivando o desenvolvimento e a expansão de novas escolas técnicas".

O vereador sustenta ainda que o objetivo maior da criação de um centro neste sentido é manter uma programação de cursos gratuitos, profissionalizantes nas modalidades formação inicial e continuada de trabalhadores e habilidade técnica de nível médio, nas áreas de Gestão, Saúde Ocupacional, Hospitalidade e Hotel, Serviços Domiciliares, Imagem Pessoal/Beleza, Construção civil, Informática e Ambiental. "Através de parcerias, é possível realizar programas e projetos importantes de educação comunitária para o trabalho, em diversos bairros de nossa cidade", argumenta o vereador Cirilo.



Texto/Fonte: