Cirilo Ramão solicita recursos para construção de museu indígena de Dourados
13/09/2018 09:53

13/09/2018 09h50 - Por: Assessoria

O vereador Cirilo Ramão (MDB) requereu, durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), a recursos para a construção de um museu indígena em Dourados. O pedido foi encaminhado à secretaria de Governo do município, ao senador Waldemir Moka (MDB) e ao deputado estadual Renato Câmara (MDB).

A intenção, de acordo com o vereador, é fortalecer e divulgar a cultura indígena de Dourados, sendo que o município possui a maior aldeia urbana do país, com 16 mil habitantes. "A cultura que envolve os terenas, kaiowas e guaranis é muito forte", comentou Cirilo, que ainda sugeriu que o museu seja construído na entrada da cidade, para que seja de fácil acesso aos turistas.

Cirilo acredita que temos o dever de enobrecer e enaltecer a cultura do índio, já que eles estão em Dourados desde antes de sua criação, passando por várias lutas. "Faz parte da memória da nossa cidade. Este seria um lugar que mostraria tudo o que envolve a cultura, o ensino, a luta por terras dos indígenas, num lugar onde todos pudessem ver e entender, que além de ser um ponto turístico, também serviria para a pesquisa", completou.

O vereador ainda propôs que um centro de comercialização, com artigos feitos pelos próprios indígenas de Dourados, seja construído anexo ao museu. "Isso pode ser feito para gerar ou incrementar a renda de muitas famílias que vivem nas aldeias", explicou.

"Eles são seres humanos, são pessoas como nós, que tem os mesmos desejos, sentimentos que eu e você. Por isso estou pedindo para o vereador e para toda bancada do federal do MDB que viabilize este recurso, para que comecemos este projeto para a construção do museu", Ressaltou Cirilo Ramão.

Cirilo Ramão requereu a construção de um museu indígena em Dourados (Foto: Thiago Morais)