Cirilo Ramão lamenta deterioração do acervo da biblioteca Vicente de Carvalho
15/03/2017 09:55

O vereador Cirilo Ramão (PMDB) afirmou achar preocupante o fato do acervo da Biblioteca Municipal Vicente de Carvalho (a biblioteca do transbordo) continuar no local, mesmo após a sua interdição para reforma.

"A Biblioteca foi interditada para reforma por conta do comprometimento da sua estrutura, que ia desde goteiras até infiltrações e outros problemas que a tornaram infrequentavel por parte da população", ponderou o vereador.

"Foi com surpresa que em resposta a requerimento que apresentamos fomos informados que o acervo permanece lá, se deteriorando no mesmo compasso de deterioração do prédio interditado e que até agora não tem data prevista para ser reformado", lamentou Cirilo Ramão, que esteve no local e constatou pessoalmente a crescente deterioração do espaço onde está guardado o acervo.

"São enciclopédias, coleções de livros didáticos, revistas, livros de diversos autores renomados da literatura brasileira, como Monteiro Lobado, Graciliano Ramos e vários outros que deveriam estar disponíveis à população em outro ambiente ou acomodados em local adequado", avaliou Cirilo, que tem defendido e feito gestões junto a autoridades municipais, estaduais e federais para que Dourados ganhe uma nova biblioteca Municipal.

A Biblioteca Vicente de Carvalho foi construída em 1969. Hoje nossa cidade tem mias de 200 mil habitantes, é um pólo universitário, tem milhares de estudantes no ensino médio e no ensino fundamental.

"Precisamos de uma biblioteca municipal adequada a essa nova realidade. Arrojada, atrativa e que aproxime crianças, jovens e adultos desse fantástico universo que é a leitura e na qual coexistam tanto o tradicional livro impresso como a moderna tecnologia da internet, com pontos de acesso a essa ferramenta inovadora de aquisição de conhecimento", afirmou o vereador.

"Enquanto não alcançamos esse objetivo é necessário que a Secretaria Municipal de Educação tenha mais respeito ao patrimônio cultural que representa o acervo da Biblioteca e viabilize um local para que a população tenha acesso a esses livros ou, no mínimo, os armazene em local apropriado", reforçou Cirilo Ramão.

Vereador Cirilo cobra biblioteca a altura que Dourados merece. (Foto: Assessoria).