Cirilo Ramão defende implantação de Centro Municipal de Atendimento ao Idoso
22/03/2017 08:08

Os idosos de Dourados podem ganhar um Centro Municipal de Atendimento nos moldes do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e do Centro de Atendimento à Mulher (CAM). É o que prevê projeto de autoria do vereador Cirilo Ramão (PMDB).

"O Centro Municipal de Atendimento ao Idoso será abrangente e contemplará efetivamente as necessidades dos idosos, notadamente no que se refere a cuidados, oferecendo assistência às necessidades físicas, psíquicas e sociais dos beneficiários, durante todo o dia ou parte dele, enquanto seus familiares saem para trabalhar ou estudar", explica o vereador.

O Centro Municipal de Atendimento (na sigla CEMAI) prevê atendimento centralizado aos idosos por clínicos gerais, nutricionistas, gerontologistas, oftalmologistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de profissionais da área de serviço social e jurídica.

O projeto apresentado por Cirilo Ramão encontra embasamento na Constituição Federal, que estabelece que "A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida".

Permite também o cumprimento do artigo 10º da Política Nacional do Idoso (Lei Federal nº 8.842/94), que prevê ser de competência dos órgãos e entidades públicos "estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros".

"O Projeto tem caráter autorizativo. O que estamos fazendo é dar uma ferramenta para que a prefeita Délia Razuk mostre seu compromisso com os idosos e siga uma tese muito em voga na medicina que é o atendimento segmentado. As crianças e os idosos necessitam um olhar diferenciado. Assim como teve a sensibilidade de lutar pelo PAI. Acredito que a prefeita encampará a ideia e seguirá o exemplo de diversos municípios, implantando essa modalidade de atendimento centralizado aos nossos idosos, que tanto já contribuíram para a sociedade e merecem tratamento digno nesta etapa de suas vidas", afirma Cirilo Ramão.