Cirilo pede restauração de ‘marcos verdes’
15/10/2015 09:00

Marco Verde foi implantado em Dourados para identificar áreas de preservação ambiental em torno de fundos de vale existentes na cidade

Vice-presidente da Câmara de Dourados, o vereador Cirilo Ramão Ruiz Cardoso (PTC) fez esta semana indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópias ao diretor do Imam (Instituto do Meio Ambiente), Rogério Yuri Farias Kintschev, e ao secretário de Governo José Jorge Filho, pedindo estudos e providências visando à restauração das placas ‘Marco Verde’ que identificam as áreas de proteção ambiental nos fundos de vale urbano.

Cirilo lembra que o Marco Verde foi implantado em Dourados, em gestões anteriores, para identificar áreas de preservação ambiental em torno de fundos de vale existentes na cidade, demarcando os limites dos mananciais hídricos.

“Oportuno salientar que nestes marcos há tabuletas com orientação sobre legislação de proteção ambiental. Estas áreas são constituídas de reservas de preservação do meio ambiente e de futuras áreas de lazer”, justifica o vereador, salientando, no entanto, que hoje alguns destes marcos foram depredados ou estão pichados, o que dificulta a sua identificação.

O vereador Cirilo observa ainda que os locais que receberam estas sinalizações foram catalogados e isso facilitará a identificação. “Nossa propositura sugere a restauração destes marcos, uma vez que existe até uma lei, de iniciativa da Câmara, que prevê a entrega anual do Troféu Marco Verde a munícipes que se destacam na área ambiental”, argumenta.

Para Cirilo, a iniciativa da restauração dos Marcos Verdes possibilitará à população ter conhecimento da existência dessas áreas de preservação ambiental, além de evitar invasões e outras situações que possam contribuir para a degradação do meio ambiente.

Vereador Cirilo defende restauração de marcos identificadores das áreas de proteção ambiental fixados nos fundos de vale em Dourados (Foto – Thiago Morais/CMD)