Cinemas de Dourados terão “Sessão Azul”, exclusiva para autistas
Cemar Arnal defende atenção especial para criança autista e seus familiares
Foto: Assessoria
02/12/2021 10:51

 

As pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) terão direito a, pelo menos, uma sessão especial mensal nos cinemas de Dourados. Denominada "Sessão Azul", será exclusiva para apresentação de filmes, amparados por lei de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara de Dourados, Cemar Arnal (Solidariedade).

Os cinemas do município deverão reservar este espaço e durante as sessões especiais as salas contarão com iluminação reduzida, som mais baixo que o volume regular, além de não exibirem trailer no início do filme.

As crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares terão acesso irrestrito à sala de cinema, podendo entrar e sair ao longo da exibição.

Além de receberem a denominação de "Sessão Azul", as entradas das salas serão identificadas com o símbolo mundial do espectro autista.

Conforme diz o autor da lei, Cemar Arnal, “com isso passamos a buscar opções de lazer para essas famílias e identificamos que no Brasil existem pouquíssimas alternativas de entretenimentos voltados para os envolvidos com TEA. Diante disso, é de suma importância termos leis voltadas para pessoas com autismo e seus familiares, em ter um ambiente customizado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema”.

Após a aprovação, as salas de exibição de filmes terão o prazo de 90 dias para se adequarem à lei.

Texto/Fonte: Assessoria

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.