Cido Medeiros sugere criação do banco de medicamentos em Dourados
23/10/2017 06:18

23/10/2017 06h16 - Por: Assessoria

O vereador Cido Medeiros (DEM) sugeriu à administração municipal que seja criada o "Banco de Medicamentos", no município de Dourados. O objetivo é criar um estoque de medicamentos, sendo eles doados pela comunidade, e distribuí-los para a população que não possui condições de comprar remédios. Segundo o vereador, as pessoas menos favorecidas financeiramente estão "numa posição delicada" diante do alto preço de remédios, além de que muitas pessoas mantenham, em casa, remédios que não utilizam mais, chegando a esquecê-los.

"O objetivo de criar um Banco de Medicamentos é contribuir no combate as doenças e na manutenção da vida, a partir da arrecadação de medicamentos doados pela comunidade em geral, mas desde que constem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e dentro do prazo de validade", explicou. Cido disse ainda que, segundo normas e Leis regidas pela Anvisa, o consumidor não pode devolver os remédios para as drogarias e farmácias, a exemplo do que fazem os proprietários de celular nas lojas do ramo. As drogarias não têm obrigação legal para aceitá-los.

O Poder Executivo já contribui significativamente para alterar esse quadro através da distribuição de remédios nas unidades básicas de saúde e nas chamadas farmácias populares. No entanto, faz-se necessário otimizar os recursos existentes e estruturar uma rede social para atuar na captação de remédios. "A sugestão é uma importante ferramenta para organização dessa rede social, uma vez que possibilita a ampliação do acesso das famílias carentes, especialmente de seus idosos, a remédios arrecadados a partir da doação da própria sociedade", salientou.

A sugestão foi encaminhada para a secretária municipal de Governo, Patrícia Donzelli, e também ao secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal.

O objetivo é criar um estoque de medicamentos, sendo eles doados pela comunidade / Foto: Eder Gonçalves