Cido Medeiros pede na SSP a reativação do IML em Dourados
30/04/2015 09:26

Vereador observa que IML está desativado há mais de três anos, causando transtornos a médicos legistas e à população

O vereador Cido Medeiros (DEM) esteve em Campo Grande na terça-feira, onde manteve reunião com o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública Helton Fonseca Bernardes, de quem recebeu a confirmação da reativação do Imol (Instituto Médico Legal) de Dourados, que se encontra desativado há vários anos.

Segundo o vereador, a segunda cidade do Estado encontra-se com o seu IML desativado há mais de três anos, e isso tem causado transtornos aos médicos legistas e a população em geral, que por falta de laudo técnico tem os seus entes queridos, às vezes, enterrados até como indigente. O Instituto Médico Legal atende não só Dourados, mas municípios de toda a região.

Cido disse ao secretário adjunto que existe um apelo por parte da população e da sociedade organizada para que o IML entre em funcionamento com maior brevidade possível e espera que sua reativação seja providenciada com urgência por parte da secretaria de segurança pública do Estado.

O vereado democrata mencionou que Dourados conta com um moderno IML equipado e com os mais variados tipos de serviço, mas que, apesar de inaugurado há mais de três anos, nunca funcionou. “O problema é a falta de duas licenças: uma ambiental e outra da Vigilância Sanitária, que cobram a implantação de um filtro e um muro. Essas obras custariam menos de R$ 10 mil, valor irrisório para a importância que teria para a segunda maior cidade do Estado, com mais de 200 mil habitantes”, pondera Cido Medeiros.

Helton Fonseca recebeu do vereador um oficio com a solicitação para que o IML volte a funcionar e afirmou que na próxima semana, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Cesar Maluf estará em Dourados, quando deverá agilizar o funcionamento do Instituto Médico Legal, e que essa é uma das prioridades a partir de agora da Secretaria de Segurança Pública.

Subsecretário de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca recebeu com o vereador Cido Medeiros em Campo Grande (Assessoria)