Cido Medeiros apresenta projeto que obriga a presença de enfermeira em exames ginecológicos
Projeto de Cido Medeiros será apresentado nesta segunda-feira
Foto: Arquivo
08/07/2020 12:29

Buscando a segurança das mulheres, o vereador Cido Medeiros (DEM), apresentará nesta segunda-feira (13), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, o projeto de lei que torna obrigatório a presença de uma técnica de enfermagem em todo procedimento de exame ginecológico realizado por médico(a) em clínicas, hospitais e consultórios de Dourados.

“É notório que a mídia de uma forma geral em todo o país tem noticiado a respeito de casos de assédio sexual e importunação sexual, provocado por médicos ginecologistas durante o procedimento de exames de suas pacientes. Por conta disso torna-se necessários que providencias venham a ser tomadas, no sentido de proteger a integridade de médico e paciente”, alertou Cido.

Com a aprovação do projeto de lei, a obrigação é válida para hospitais públicos e particulares, bem como clínicas e consultórios no município.

“Mulheres já foram abusadas durante a realização desses exames, portanto o projeto visa coibir tais atos e transmitir o mínimo de segurança às pacientes. Essas pacientes precisam se sentir seguras, pois é a saúde íntima delas que está jogo”, afirmou o vereador ao salientar também a importância da presença de uma acompanhante, para salvaguardar o profissional de saúde de acusações infundadas. “Por esse motivo, apresento este Projeto de Lei, que versa sobre o procedimento de exame ginecológicos realizados em clínicas, hospitais e consultórios, os quais deverão contar com a presença de uma técnica de enfermagem, que acompanhará a execução do mesmo”, reafirma.

Além do referido projeto apresentar segurança ao médico, para que o mesmo, não venha sofrer calúnia e difamação, sem ter provocado qualquer constrangimento a paciente, bem como protege a paciente que se sentirá mais segura, com a presença de uma técnica de enfermagem (mulher) durante o procedimento do exame ginecológico.

“Sendo assim, apresento esse Projeto de Lei que creio em muito ajudará o médico e o paciente na realização de um trabalho respeitoso e saudável e conto com o apoio dos meus nobres pares para a aprovação desse projeto”, finaliza Cido Medeiros.

Texto/Fonte: Assessoria Parlamentar

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.