Central do Cidadão proposta por Carlito do Gás vira ‘Poupatempo’ e centralizará serviços
08/07/2019 08:22

08/07/2019 08h19 - Por: Assessoria

O vereador Carlito do Gás (Patriota) elogiou a iniciativa da Prefeitura em encampar proposta sugerida por ele em documento apresentado durante sessão do dia 06 de novembro do ano passado e, seguindo o exemplo de outros municípios, como Campo Grande e São Gabriel do Oeste, facilitar a vida do cidadão/contribuinte através da criação de uma Central de Atendimento ao Cidadão.

"Nossa proposta foi materializada com o nome de "Poupatempo" e vai beneficiar em muito o cidadão, que muitas vezes perde tempo e gasta dinheiro com deslocamento para poder pagar as inúmeras taxas e impostos e para requerer serviços, vez que esses atendimentos na maioria dos casos são disponibilizados em locais diferentes", afirmou o vereador, que acredita que a centralização desses serviços em um só local vai, além dos benefícios ao cidadão, trazer economia à Prefeitura com locação de prédios, consumo de água e energia e outros custos. Atualmente a Prefeitura possui apenas uma central para recebimento de IPTU.

O Poupatempo funcionará nos moldes por ele proposto: através de parceria com outros entes da federação como o Governo do Estado e o Governo Federal. Serviços da Agehab (Agência Municipal de Habitação), com cadastro de pessoas para participar dos loteamentos sociais e de programas da casa própria em programas federais, além de atendimento com correspondente bancário da Caixa Econômica Federal e serviços da Defensoria Pública Cível, Secretaria Municipal de Fazenda, da Agência de Transporte e do Ministério Público do Trabalho com atendimento a usuários acontecerão no local. A Sanesul prestará serviços aos cidadãos no espaço. O Procon prestará todos os serviços relacionados aos consumidores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará emissão de Carteira de Trabalho e Secretaria Municipal de Fazenda, atendimento com o setor de IPTU. Também são parceiros o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência do Ministério do Trabalho e a Funtrab (Fundação do Trabalho).

"Essa medida vem sendo adotada com sucesso em outros municípios e penso que a Prefeitura acertou ao fazer os entendimentos e firmar as parcerias para que também nossa cidade tenha essa modalidade de prestação centralizada de serviços. Precisamos facilitar a vida do cidadão", reforçou o vereador. O ‘Poupatempo’ será sediado no prédio do antigo CSU (Centro Social Urbano), no Jardim Água Boa.

“Precisamos facilitar a vida do cidadão”, afirma Carlito do Gás (Foto: Assessoria)