Cemar Arnal pede faixa elevada na Escola Loide Bonfim Andrade
Objetivo é garantir segurança aos estudantes nos horários de entrada e saída e proporcionar tranquilidade aos pais e responsáveis
“Segurança nas escolas são uma das prioridades do meu mandato”, afirma Cemar Arnal
12/01/2023 10:02

Mesmo em período de recesso, o vereador Cemar Arnal (Solidariedade) não para. Atento às necessidades da população, ele irá solicitar à Prefeitura de Dourados, via Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a instalação de faixa elevada para pedestres em frente aos portões da Escola Municipal Loide Bonfim Andrade e no Centro de Educação Infantil Municipal Paulo Gabiatti, localizados na Rua Pureza Carneiro Alves, entre as ruas Cafelândia e Adelina Rigotti, no Jardim Água Boa.

Segundo Cemar, o objetivo da medida visa a garantir segurança aos estudantes nos horários de entrada e saída das aulas e proporcionar tranquilidade aos pais e responsáveis.

“Precisamos garantir a segurança de todos os alunos, sem distinção. Por isso, vou apresentar indicações, quantas vezes for necessário, para alcançarmos essa conquista”, explicou o vereador, acrescentando a importância da implantação de melhorias nas sinalizações verticais, horizontais, aéreas e afins, nesta e em todas as unidades escolares do município.

Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, observou que algumas escolas já possuem a faixa elevada ou lombada eletrônica como medida preventiva de acidentes e que outras deverão ser contempladas com instrumentos para garantir a segurança de alunos, professores e demais.

Cemar ficou satisfeito ao tomar conhecimento que cerca de 40 lombadas eletrônicas entrarão em operação nos próximos meses. Porém, algumas escolas, como a Loide Bonfim não têm nem a faixa e nem a lombada promovendo insegurança de toda monta.

A Loide Bonfim é a maior escola da Rede Municipal em Dourados e atende 1.264 alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Cemar Arnal entende que prevenir é sempre melhor do que remediar e diz que intercederá junto ao prefeito Alan Guedes (PP) e a todos a quem for necessário, no sentido de que essa demanda seja atendida.

Ele destaca a preocupação de quem vive essa realidade no dia a dia como o diretor Diogo Ferreira de Moraes, da vice-diretora Sandra Santos de Oliveira, da presidente da Associação de Pais e Mestres, mãe de aluno Lilian Sales e da coordenadora do Ceim Paulo Gabiatti, que atende 164 crianças, Mariutschka Guimarães Lupinetti.

“Não precisamos esperar que acidentes aconteçam para tomarmos providências. E os condutores têm que adotar a direção defensiva e em lugares como proximidades de escolas, por exemplo, essa atenção tem que ser triplicada”, argumentou.