Carlito do Gás destaca reforma do Posto do Jóquei e insiste em abertura até 22 horas
04/05/2018 07:31

04/05/2018 07h27 - Por: Assessoria

O vereador Carlito do Gás (PEN) elogiou a iniciativa da Prefeitura em reformar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio de Carvalho, do bairro Jóquei Clube. A obra aconteceu pela persistência do vereador, que, além de solicitar formalmente os serviços, levou o secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, para constatar in locco as precárias situações do local. A unidade também é referência para moradores dos bairros Vila São Brás, Vila Valderez, Vila Mariana, Estrela Verá, Canaã II, Parques Rincão I e II e Chácara Califórnia.

"Foi uma medida acertada, pois neste momento de crise pelo qual passam todas as prefeituras e não apenas a de Dourados, os gestores devem priorizar a melhoria da infraestrutura já existente, notadamente nas áreas de Saúde e Educação, e concluir obras que já estão em estágio adiantado", defendeu o vereador.

"No caso dos postos de Saúde, por receberem pessoas que geralmente já estão com a saúde debilitada, precisam estar em condições adequadas de salubridade, higiene e o conforto mínimo para os pacientes aguardarem a chamada para os procedimentos e também para facilitar o trabalho dos servidores", avaliou Carlito, que voltou a questionar o horário de funcionamento dos postos de saúde e das farmácias instaladas nesses postos e que distribuem os medicamentos à população.

"Se os serviços de saúde são classificados como essenciais, é preciso, como já ponderei anteriormente, que tenham um olhar igualmente diferenciado por parte dos gestores, sobretudo no que se refere a horários. O formato atual, abrindo apenas no horário comercial com fechamento para o almoço, é proibitivo para o cidadão que nesse mesmo horário precisa estar no trabalho", questionou o vereador.

"Insistimos que uma medida que facilitaria a vida dos usuários seria a abertura até às 22h todos os dias, o mesmo acontecendo com as farmácias", propôs Carlito, lembrando que já há postos de saúde que funcionam em horário estendido e a medida é elogiada pelos usuários. "Trata-se também de obedecer ao princípio da isonomia. Todos merecem ter esse benefício de poder buscar atendimento para si ou para os familiares em horário que não prejudique seus empregos. Se já se mostrou viável em alguns postos, por que não estender a abertura até 22 horas aos demais? A população agradeceria", finalizou Carlito do Gás.

“População agradeceria”, diz Carlito sobre abertura de postos de saúde até 22h - Foto: Dourados