Carlito do Gás defende iniciativa privada na gestão de parques públicos
Carlito do Gás critica situação de abandona nos parques públicos de Dourados
Foto: Assessoria
31/01/2020 06:38

Uma das primeiras ações do vereador Carlito do Gás (Patriota) no retorno dos trabalhos legislativos de 2020 é viabilizar meios que possibilitem passar a administração dos parques públicos de Dourados para a iniciativa privada. Ele cita o Parque Arnulpho Fioravante, próximo ao Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares e do Shopping Avenida Center, e o Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

O parlamentar defende que, se concretizando essa iniciativa, fomentaria a geração de novos empregos e o fortalecimento econômico que traga para os cofres públicos, além de dar vida aos parques.

Segundo Carlito do Gás, tudo que for desenvolvido em prol da comunidade tem que receber atenção especial de todos. “Os parques criados em décadas passadas para servir de lazer, entretenimento, reunir famílias, amigos e atrair os douradenses encontram-se em completo estado de abandono”.

Ele vai apresentar proposta aos órgãos competentes que permita que a iniciativa privada assuma a gestão e conservação das áreas verdes, praças, além de explorá-las economicamente.  “Podemos pensar praças públicas com recursos privados", comenta o vereador.

“Quais são os planos para os parques Arnulpho Fioravante e Antenor Martins, por exemplo?”, indaga Carlito.  A possibilidade de concessão de áreas verdes em Dourados prevê a exploração comercial de parques e praças mediante cobrança para uso de serviços ou por atrações específicas, mas não autoriza restrição de acesso para o espaço como um todo. Com a medida, o parlamentar estima que o município economizaria recursos que são destinados na manutenção dos parques urbanos. 

Atualmente os parques precisam ser revitalizados com novas pistas de caminhada, estacionamentos, quadras poliesportivas, quadras de areia, ciclovia, parquinhos para as crianças, espaço para pipas, palcos, lanchonetes e outros.

O vereador aponta cercamento no perímetro dos parques e a recuperação das calçadas em seu entorno e dos novos caminhos, além da substituição das lâmpadas comuns por luminárias de LED, a criação de jardins, revitalização dos lagos, áreas de convivência, espaço para os idosos jogar carta, xadrez, dominó, palcos e pistas de skate.

Texto/Fonte: Assessoria

Informativo da Câmara

Cadastre seu e-mail para receber novidades da Câmara Municipal de Dourados.