Carlito do Gás cobra reativação do transbordo e fim de monopólio da Medianeira
07/06/2019 07:30

07/06/2019 07h29 - Por: Assessoria

Preocupado com a qualidade dos serviços prestados em Dourados na área de transporte coletivo, o vereador Carlito do Gás (Patriota) defendeu ontem a reativação/reinstalação de catracas na bilheteria de acesso ao Terminal de Transbordo da Praça Mário Correia e o fim do monopólio da Empresa Medianeira na exploração dos serviços.

Sem as catracas, retiradas com permissão da prefeitura, os usuários que não possuem cartão magnético precisam pagar, em espécie, nova tarifa, o mesmo acontecendo com quem desembarca no interior do Terminal. "Na prática, acabou a integração, que permitia a quem descesse no terminal pudesse pegar novo ônibus para chegar ao seu destino final sem pagar nova passagem. O Terminal virou um grande ponto coletivo de ônibus coberto, semelhante aos que existem nos itinerários da empresa", comparou Carlito do Gás.

O vereador, que é membro da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, voltou a defender a abertura do mercado de transporte coletivo a novas empresas. Em um sistema de livre inciativa, assinalou, é a concorrência que força as empresas a se aprimorarem. "Nesses mais de 30 anos se repete a assinatura de termos aditivos ao contrato inicial firmado com uma única empresa, que tem muito bônus e pouco ônus na prestação dos serviços. Há muitos locais em que simplesmente a empresa não acha rentável e por isso deixa os moradores ao Deus dará", criticou Carlito.

Segundo o vereador, a quebra do monopólio do transporte coletivo pode se dar tão logo vença a prorrogação do atual contrato e esse período deve ser usado para atrair outras empresas, mostrando o potencial da cidade para esse ramo de atividade, o que, lamentou, até hoje não aconteceu e é um dos motivos do monopólio por uma única empresa. "Um edital de licitação que possibilite a existência de várias empresas ofertando o serviço pode baratear o preço das passagens, oferecer mais opções de horários e itinerários e forçar a melhora geral do transporte coletivo, que hoje é reprovado pela maioria da população", finalizou Carlito do Gás.

Para Carlito do Gás, empresa tem “muito bônus e pouco ônus” [Foto: Thiago Morais]