Carlito do Gás cobra da CCR ciclovia e passarelas na BR-163
06/03/2018 08:40

06/03/2018 08h39 - Por: Assessoria Parlamentar

Os trabalhadores que moram e trabalham na região da BR-163 convivem diariamente com o perigo de transitarem pela rodovia para chegarem aos seus trabalhos e a construção de uma ciclovia, iluminada e sinalizada, vai contribuir de forma decisiva para a segurança de todos que passam pelo local. A medida vai beneficiar também os que usam a rodovia para esporte e para caminhada. A ponderação foi feita pelo vereador Carlito do Gás (PEN), em documento enviado ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dnit) e à direção da CCR MSvia, empresa que assumiu a rodovia através de concessão feita pelo Governo Federal.

"Além das indústrias e empresas já instaladas, como a JBS e Taurus, a cada dia novos empreendimentos são instalados na região e diversos acidentes já foram registrados neste trecho da Rodovia. Há que se levar em conta que grande número de pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte, o que reforça a necessidade de que a concessionária ofereça, como contrapartida social, esse benefício aos moradores", reforçou Carlito, lembrando que estruturas como ciclovias, passarelas e viadutos constava no projeto apresentado pela própria empresa na época da concessão, como parte de ações sociais voltadas aos moradores dos trechos urbanos que seriam duplicados, notadamente no que tange à segurança dos pedestres, ciclistas e demais usuários da Rodovia.

Carlito do Gás considera as medidas tomadas até agora "paliativas e até risíveis". "Recentemente foi feita uma ação de conscientização para ciclistas que trafegam pelos acostamentos da BR-163/MS que cortam nossa cidade, que se resumiu à orientação verbal, distribuição de folheto educativo e aplicação de adesivos refletivos nas bicicletas, na expectativa de que isso aumente a visibilidade dos veículos, especialmente nos horários de menor luminosidade", lembrou Carlito. "Temos que convir que essas medidas são paliativas e até risíveis, para inglês ver. O que precisa é que se cumpra o Projeto inicial e seja garantida a segurança dos demais usuários, principalmente os mais vulneráveis, como os ciclistas que usam a rodovia para ir trabalhar", cobrou o vereador.

Vereador Carlito do Gás lembra assumidos por concessionária (Foto: Divulgação)