Caravana da Saúde vai desafogar demanda por cirurgias em Dourados, destaca Pepa
17/03/2015 09:57

Segundo o vereador,programa contempla antiga luta da Comissão de Saúde da Câmara Municipal

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados, vereador Pedro Pepa (DEM) participou nesta segunda-feira (16), em Campo Grande, do lançamento do programa Caravana da Saúde, desenvolvido pelo governo do Estado com a meta diminuir a fila de espera por cirurgias e consultas médicas no interior do Estado. Dourados está entre os municípios que serão impactados diretamente pelo programa, que pretende desafogar a demanda por cirurgias eletivas em 10 cidades de MS. Para acabar com a espera 4 carretas percorrerão os municípios de Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas e realizar 18 mil cirurgias.

Além das intervenções, a população poderá contar ainda com consultas odontológicas, realizar exames de tomografia computadorizada, mamografia, raio-x e procedimento mais simples como testes de glicemia e exames de sangue.

Para Pedro Pepa, a chegada da Caravana da Saúde vai impactar positivamente no atendimento de saúde em Dourados. Conforme o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a diminuição da fila de espera por cirurgias eletivas e consultas médicas é fundamental para desafogar o sistema público de saúde e para garantir a melhora nos atendimentos de média e alta complexidade. O vereador informou que a primeira visita da Caravana da Saúde a Dourados deve acontecer já no mês de abril, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o vereador do DEM, programas como o “Caravana da Saúde” contemplam antigas reivindicações e lutas da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados, que há anos atua em busca de melhorias ao sistema publico de saúde no município.

“Essa ação do governo do Estado contempla essa luta, sendo uma das vertentes da comissão que sempre afirmou que inicialmente se deve fazer o trabalho de cirurgias eletivas (menos complexidade) para que o sistema seja desafogado, melhorando assim o atendimento de média e alta complexidade”, destacou Pedro Pepa lembrando que outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo governo do Estado visando à estruturação da saúde pública em Dourados. Ele lembrou que em breve o Estado fará a reabertura do antigo Hospital São Luiz, que será utilizado para reforçar o sistema hospitalar do município, oferecendo mais leitos e descentralizando o atendimento prestado atualmente no Hospital da Vida e no Hospital Universitário.

Vereador Pedro Pepa e o governador Reinaldo Azambuja durante o lançamento do programa Caravana da Saúde, em Campo Grande (Divulgação)