“Capoeira como Inclusão Social” é tema de audiência pública na Câmara
07/10/2019 10:07

07/10/2019 10h05 - Por: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) é propositor de uma Audiência Pública para debater o tema "Capoeira como Inclusão Social", a ser realizada no dia 26 de outubro, às 13h, no Plenário da Câmara de Dourados. A palestra estará por conta do Mestre de Capoeira e Pós-doutor em Ciências da Educação, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jean Adriano Barros da Silva (Jean Pangolin).

Esta é uma demanda do Movimento Capoeira Dourados, com apoio do COMAFRO (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros), Assessoria de Políticas de Igualdade Racial/SEMAS, DCEL/PROEC/UEMS (Divisão de Cultura, Esporte e Lazer) e A Flor da Pele (Rede de Relações Institucionais e Saúde Mental). A atividade tem como objetivo demonstrar a sociedade o caráter educativo e inclusivo da capoeira, assim como ouvir os mestres e profissionais sobre a atual situação dessa arte no município.

"Estamos juntos com o propósito de dar visibilidade e dignidade necessária, estreitando a união do Poder Públicos e os capoeiristas, fortalecendo ainda mais a relação de respeito a esse movimento crescente, para o desenvolvimento de políticas públicas", afirma Ishy. Para Liandro Moreira, conhecido como o mestre Macaúba, é também demonstrar a importância da Capoeira como ferramenta Educativa, que "gera emprego e garante que os espaços públicos tenham acesso à cultura afro-brasileira".

Os debatedores falarão sobre o percurso da Capoeira no Brasil e em Dourados, a conquista do movimento negro que garantiu no Estatuto da Igualdade Racial o devido reconhecimento à profissão e a reivindicação da efetivação desta prática em nosso município como garante o Estatuto: "é facultado aos tradicionais mestres de capoeira, reconhecidos publicamente e formalmente pelo seu trabalho, atuar como instrutores desta arte-esporte nas instituições de ensino públicas e privadas".

WorkshopAntecedendo a Audiência, o mestre Jean Pangolin também realizará um workshop com o tema "Prática pedagógica da Capoeira: dimensão e possibilidades educativas". O trabalho consistirá no estudo sobre os aspectos pedagógicos da capoeira, planejamento do ensino e princípios e fundamentos da roda na educação formal e social. Este encontro será na Casa da Cultura da UEMS, localizada na rua Monte Alegre, 1908 - Vila Progresso, no dia 25 de outubro, das 18h às 22h. As inscrições para o workshop poderão ser realizadas por meio do whatsapp: 67 – 996252672 (Macaúba).

Elias Ishy durante reunião com capoeiristas para falar sobre a audiência pública (Foto: Assessoria)