Caminho para a saúde é a prevenção, diz Pedro Pepa
22/02/2017 13:07

O vereador Pedro Pepa (DEM) afirmou na manhã desta quarta-feira, dia 22, após coordenar uma audiência de prestação de contas da Saúde, que o caminho para melhorar o setor e garantir melhor qualidade de vida à população é a prevenção, ou seja, o investimento na atenção básica. "Esse tipo de trabalho reduz o custeio da medicina curativa, que é muito mais cara", explica.

Pepa é presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara de Dourados. Na audiência desta quarta-feira a Prefeitura de Dourados fez a "Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2016 da Fundação Municipal de Saúde, Administração Hospitalar de Dourados e Auditorias do Componente Municipal de Saúde".

O vice-presidente da comissão, Junior Rodrigues (PR), e os vereadores Braz Melo (PSC), Sérgio Nogueira (PSDB) e Jânio Miguel (PR) também participaram. O vereador Juarez de Oliveira (PMDB) é membro da comissão. A prestação de contas foi apresentada pelo secretário de Saúde de Dourados, Renato Vidigal e por técnicos da Prefeitura.

De acordo com Pedro Pepa os dados apresentados foram satisfatórios, mas a Câmara vai sempre continuar insistindo em mais investimentos na medicina preventiva. "É preciso investir mais na atenção básica, que é a prevenção, para reduzir a questão curativa, que consome boa parte do orçamento da saúde", diz.

O vereador também ressalta que outra grande preocupação é com a solução imediata do problema do paciente quando ele busca o tratamento. "Nos casos em que houver a necessidade da medicina curativa é preciso solucionar a questão; resolver o problema do paciente para que ele não fique indo e voltando ao médico ou ao hospital, sempre tratando do mesmo caso. Essa duplicidade de atendimento ou morosidade além de gerar um custo alto para a saúde pública prejudica a qualidade de vida da pessoa", explica Pepa. "Nós lutaremos sempre por um atendimento rápido e eficiente", acrescenta.

O vereador diz ainda que a Comissão de Saúde, e a Câmara como um todo, ampliarão a luta pela justiça na distribuição dos recursos da saúde em Mato Grosso do Sul. Ele fala do valor per capta que é distribuído para os municípios polos. Neste caso, Dourados recebe por pessoa um valor inferior a Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas. "Esta é um questão que precisa ser revista e continuaremos a luta. Não é justo o morador de Dourados e região receber menos para o tratamento de saúde que aqueles que vivem em Três Lagoas ou Corumbá", lamenta Pepa.

Comissão de Saúde da Câmara de Dourados avaliou prestação de contas da Prefeitura na área de saúde nesta quarta-feira. (Foto: Thiago Morais).