Câmara renova mandato da Mesa diretora
02/01/2015 12:00

Nova Mesa diretora foi empossada na manhã do dia primeiro de janeiro, no Plenarinho

Em solenidade simples, na manhã de quinta-feira (01/01), a Câmara de Vereadores de Dourados empossou os membros da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2015/16. O ato de posse aconteceu na Sala de Reuniões, também chamado de Plenarinho e contou com a presença de assessores e familiares dos vereadores.

A nova composição da mesa diretora sofreu apenas uma alteração em relação à formação do biênio 2013/14. Foram mantidos o presidente Idenor Machado (DEM), o primeiro secretário Dirceu Longhi (PT) e o segundo secretário Pedro Pepa (DEM). Na vice-presidência, Cirilo Ramão Cardoso (PTC) substitui a vereadora Delia Razuk (PMDB).

A sessão de posse foi presidida e pelo vereador Alberto Alves dos Santos, o Bebeto (PDT), que é o de mais idade entre os 19 integrantes do atual legislativo, conforme prevê o Regimento Interno. O vereador Silas Zanata (PV) secretariou os trabalhos.

Em pronunciamento, Bebeto destacou as ações do legislativo douradense e disse que os milhares de proposições apresentadas anualmente pelos vereadores contribuem para um legislativo forte. Para ele, a sociedade ganha com o bom desempenho da Câmara.

O vereador Pedro Pepa falou em renovação de compromissos e garantiu respaldar as ações da presidência. Também falou em redobrar o trabalho diário junto aos bairros, para dar as respostas que a comunidade anseia em assim, contribuir para o desenvolvimento de Dourados. Cirilo Ramão disse que assume um desafio novo, mas com disposição para continuar trabalhando por Dourados.

TRANSPARÊNCIA

Já o presidente Idenor Machado agradeceu a confiança dos vereadores e garantiu que a transparência administrativa continuará norteando as ações da Casa. “O Legislativo é a casa do povo, onde todos os atos são feitos dentro da legalidade e da moralidade”, enfatizou, observando que legislar representa o povo e a função deve ser exercida com responsabilidade.

Idenor também disse que a Câmara pretende manter o trabalho em sintonia com o Executivo, colocando em pauta e aprovando projetos que trarão benefícios à população, mas atuando com independência, com autonomia para definir seus mecanismos de trabalho. “A Câmara de Dourados tem que assumir seu papel de poder, não andar a reboque de nada”, ilustrou, concluindo que “o apoio ao Executivo será calçado no diálogo, na tolerância e na maturidade, como sempre tem sido”.

Por fim, o presidente afirmou que seu mandato à frente do Legislativo continua sendo pautado pela participação popular. Segundo ele, como já acontece, o povo permanece com voz ativa na Casa. Ele cobrou a participação dos cidadãos nas sessões, “não somente para debater e sim para cobrar dos vereadores, ações que contribuam para o crescimento de Dourados”.

Posse da nova mesa diretora da Câmara de Dourados aconteceu na manhã do dia 1º, no Plenarinho da Casa de Leis (Foto – Thiago Morais/CMD)