Câmara recebe proposta orçamentária para 2023
- Município prevê aproximadamente R$ 1,5 bilhão para investimentos no ano que vem -
Proposta orçamentária para 2023 já está na Câmara para avaliação dos vereadores
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
14/10/2022 12:06

O presidente da Câmara de Dourados, Laudir Munaretto (MDB) recebeu na manhã desta sexta-feira (14), das mãos do prefeito Alan Guedes (PP), a peça orçamentária que prevê receita e fixa despesas para o exercício financeiro de 2023. Conforme a proposta, o orçamento do município para o ano que vem é de R$ 1.465 bilhão, valor 13% maior que o orçamento do corrente ano.

O prefeito falou que o projeto do orçamento foi elaborado atendendo as prioridades de cada secretaria e anunciou que a administração municipal pretende entregar, no ano que vem, muito mais do que este ano. Ele disse que o segundo ano da gestão está sendo de muitos desafios, “mas com dedicação de todos, muito trabalho e responsabilidade, estamos conseguindo atingir metas estabelecidas”.

Lembrou que o município alcançou a letra A – a maior classificação – na capacidade de pagamento e isso possibilita a captação de recursos para novos investimentos. Citou como exemplo o contrato que assinou esta semana com o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) para a contratação do crédito de 40 milhões de dólares para obras de infraestrutura e modernização de Dourados. Vários vereadores acompanharam o chefe do executivo na cerimônia de assinatura, em Brasília.

Alan destacou e agradeceu a parceria do legislativo e disse que o trabalho dos vereadores tem ajudado a administração a cumprir metas. “A Câmara de Dourados tem sido uma parceira da Prefeitura em diversas ações que beneficiam o município. Trazer esse planejamento pessoalmente é uma mostra do respeito que temos ao Poder Legislativo”, disse.

O líder do prefeito na Câmara, Sergio Nogueira (PSDB), disse que na atual gestão os vereadores de Dourados têm encontrado portas abertas na prefeitura e isto facilita o trabalho de todos eles em busca de dias melhores para a população.

O presidente Laudir Munaretto garantiu celeridade na avaliação da proposta orçamentária e disse que já a partir de hoje o projeto passará pelos trâmites de praxe, nas comissões competentes e, cumprido o prazo para a sugestão de emendas dos vereadores, vai a plenário para votação. O orçamento precisa de três votações.

Metade do orçamento para o exercício de 2023, 50.8%, está comprometida com a despesa com pessoal. Entres as pastas, as que mais vão receber recursos são a Saúde (R$ 394.523.660,00) e a Educação (R$ 385.496.000,00). A Assistência Social tem despesas orçadas em R$ 28.116.664,00. Já para a área de cultura o valor destinado é de R$ 3.877.000,00 e, para fomentar o setor de esporte a Funed vai contar com R$ 4.368.500,00.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD