Câmara recebe para acervo livro sobre a história política de Mato Grosso do Sul
Wagner Cordeiro Chagas (no centro da foto), dedicou sete anos de pesquisas de dados para escrever livro
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
09/02/2023 16:44

O escritor Wagner Cordeiro Chagas, de Fátima do Sul, professor e mestre em História, servidor da Rede Estadual de Ensino, esteve em visita na Câmara de Dourados nesta quinta-feira (9) para efetivar a doação e apresentação do livro ‘Uma história política de Mato Grosso do Sul’.

A obra é resultado de uma pesquisa que se iniciou no Mestrado de Chagas, sobre as eleições de 1982 para governador do Estado. Naquele ano, aconteceram as primeiras eleições no país depois do fim do período de Ditadura Militar, com a população tendo a oportunidade de escolher seus representantes. Foram sete anos de dedicação do historiador para reunir dados e documentar de forma efetiva a trajetória da formação política do Estado.

“Quando fiz minha pesquisa de Mestrado, já tinha uma ideia de ampliar neste tema, para tentar falar de todos os governos, o que fizeram e não fizeram, falar da luta dos funcionários públicos, das minorias do nosso Estado. Me dediquei durante esses anos a esta pesquisa que deu origem ao livro. Uma pesquisa particular, um projeto pessoal que consegui concretizar”, destacou Wagner.

O exemplar foi entregue para o presidente da Casa, vereador Laudir Munaretto (MDB) e ao vice-presidente, vereador Maurício Lemes (PSB), que também tem formação em História e foi um dos incentivadores e apoiadores do projeto de pesquisa.

“Meu outro sonho, além do livro, sempre foi de contribuir com os acervos e principalmente as escolas de Mato Grosso do Sul. Sempre percebi uma falta de material relacionado a história do Estado, então vou tentar conseguir realizar o projeto de doar um livro para cada escola. Desde dezembro do ano passado, comecei a fazer umas viagens e já visitei 20. Meu objetivo é até o final de 2024 chegar às 79 cidades”, finalizou Chagas.

Texto/Fonte: Assessoria CMD