Câmara realiza sessão solene de entrega de Diploma Centenário para indígenas de Dourados
14/09/2017 10:46

14/09/2017 10h42 - Por: Assessoria

A Câmara de Dourados realiza na segunda-feira (18), uma sessão solene de entrega de Diploma Centenário para indígenas das reservas de Dourados. O evento acontece às 18h, no Plenário da Casa de Leis, antes da sessão ordinária realizada semanalmente as 18h30.

"Os agraciados merecem a homenagem. Eles fazem parte não apenas da sua etnia, mas também da história de Dourados. Eles trazem conhecimentos além da nossa geração", disse a vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD).

Na ocasião serão agraciados Teodora da Silva da etnia Terena, Luciano Arévalo da etnia Guarani e Alcindo da Silva da etnia Kaiowá. A honraria faz parte da comemoração dos 100 das reservas, celebrado no dia 03 de setembro.

Reserva

A Reserva Indígena de Dourados foi instituída devido às concessões de terras, feita pelo Governo Federal e à Companhia Mate Laranjeiras, fundada em 1883, que atingiu os territórios indígenas do sul do Estado, abrangendo mais de um milhão de hectares. Somente em 1915 o Serviço de Proteção do Índio passou a atuar junto à etnia Guarani na região da atual Grande Dourados.

A partir de sua existência foram intensificados esforços para adequações em moradia, saneamento básico, educação e segurança dentro da reserva.

O evento acontece às 18h, no Plenário da Casa de Leis, antes da sessão ordinária / Foto: Eder Gonçalves