Câmara realiza hoje audiência pública ‘Juventude em foco’ para debate de políticas públicas
Evento na Câmara terá palestras de especialistas que vão debater com público presente políticas voltadas para a juventude da cidade
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/09/2021 11:43

A Câmara Municipal de Dourados realiza na noite desta quinta-feira (30) audiência pública para debater os anseios da juventude douradense, principalmente no que diz respeito à políticas públicas e a retomada de projetos sociais após os impedimentos por conta de pandemia de coronavírus.

A audiência ‘Juventude em Foco’ é uma proposição do vereador Daniel Junior (Patriotas), que é presidente da Comissão Permanente de Juventude da Casa de Leis.

“Temos o foco dentro da comissão de desenvolver políticas com foco na inserção no mercado de trabalho e no desenvolvimento de projetos sociais voltados ao esporte como uma ferramenta de transformação social para o jovem. Nesses dois anos que estarei à frente da comissão, principalmente neste momento em que estamos lidando melhor com a pandemia, nossa ideia é promover um debate propositivo e desenvolver parcerias entre Câmara, Executivo e o Conselho Municipal da Juventude para alinharmos e realmente trazermos resultados, não ficar somente em palavras”, explicou o vereador.

A audiência terá participação da Redecoor (Rede de Coordenadorias do município) e do CMJ (Conselho Municipal de Juventude).  

Conforme estudos recentes, os jovens brasileiros estão dentro da faixa etária mais afetada pelas consequências da pandemia da Covid-19, principalmente no que diz respeito a mercado de trabalho. A falta de perspectivas e apoio para lidar com esse cenário e também com os impactos emocionais de quem está começando a projetar uma carreira, por exemplo, acaba por tornar ainda mais urgente a discussão de projetos e políticas públicas voltadas a esse grupo.

“A expectativa propositiva dessa audiência é que nós saiamos cientes de como estão as políticas públicas para a juventude da cidade e como que em um coletivo de esforços entre os poderes municipais e os órgãos de controle social, podemos reforçar essas políticas. Isso no que diz respeito a empregabilidade, educação, saúde mental e dando margem para que a Coordenadoria Especial de Juventude, ligada à assistência social, tenha mais efetivo e também recursos para poder ajudar a juventude douradense”, explicou Mariana Gomes da Rocha, gestora da Redecoor da Prefeitura de Dourados.

Durante a audiência serão expostos três temas principais: Juventude Brasileira - Panorama geral; Saúde mental dos jovens; Juventude e Diversidade. O evento também terá palestras informativas com especialistas da área.

Mariana será uma das palestrantes. Além de gestora da Redecoor, ela é formada em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde compôs o movimento estudantil. Foi consultora do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e atuou como membro do Time Nacional IYD BRASIL 2021, movimento organizado por jovens para inspirar, engajar e apoiar a realização de atividades de impacto no dia 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude criado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Também participam com palestras o psicólogo clinico, mestre em Psicologia na área de processos psicossociais Renisson Costa Araújo Baronceli, que atuou como Psicólogo Educacional junto a rede estadual de educação no projeto AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem de Mato Grosso do Sul) e atualmente é produtor de conteúdo digital na área de psicologia, com ênfase em estudos sobre suicidologia; e a advogada e mestre em Educação, especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero Ana Carolina Santana Moreira, que atua como chefe do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e tesoureira da Associação Diversidade em Ação – DIVAÇÃO.

A audiência pública ‘Juventude em Foco’ acontece no plenário da Câmara Municipal de Dourados, localizada na avenida Marcelino Pires, nº 3.495, no Jardim Caramuru. O evento é aberto ao público e se inicia às 18h. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube (confira clicando aqui).

“Queremos trazer jovens de todos os segmentos e áreas para entender realmente qual é a necessidade, o que está faltando e fazer um compilado de todas essas ideias e apresentar um ponto de partida para começar esse trabalho. Ficamos praticamente quase dois anos parados com essa questão da pandemia e agora que está baixando o índice de contaminação e avançando na vacinação acredito que é o momento exato para dar esse ‘start’ e no máximo em janeiro desenvolvermos projetos para os jovens da nossa cidade”, finalizou o vereador Daniel Junior.
 

Texto/Fonte: Assessoria CMD