Câmara realiza audiência sobre “Orçamento Público e Função Social da UEMS”
09/11/2017 07:50

09/11/2017 07h49 - Por: Assessoria

A Câmara de Dourados realizará no próximo dia 24 uma Audiência Pública com o tema "Orçamento Público e Função Social da UEMS". A proposição envolve todos os vereadores com o objetivo de debater os problemas de infraestrutura e recursos enfrentados pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que tem como sede o município.

O ato tem o poio do Sindicato dos Docentes da UEMS (ADUEMS) e do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (DCE-UEMS). Segundo a representante do DCE, Marisa Zimermann, há um argumento de que o fechamento de cursos é motivado por evasão, mas, para ela, isso se dá por falta assistência estudantil, como diminuição de bolsas, entre outros assuntos, justamente pela escassez de verbas para a educação pública.

Uma reunião para a construção da Audiência foi realizada na Casa de Leis nesta quarta-feira (08/11) e, além de Marisa, participaram os vereadores Elias Ishy, Idenor Machado, Alan Guedes, Olavo Sul, Cido Medeiros, Cirilo Ramão, Pedro Pepa, as demais assessorias, juntamente com o presidente da ADUEMS, André Martins Barbosa, e o membro da diretoria, Esmael Machado.

De acordo com Machado, o orçamento de 2015 era de R$ 228 milhões, mas dentro desse valor foi incluído um empréstimo referente a obras para Campo Grande e Dourados. Ele explica que está sendo pago R$ 9 milhões por ano e, portanto, com o orçamento de 2018 em R$ 207 milhões, restam apenas R$ 185 milhões devido à prestação. "Mesmo o mínimo não é suficiente para cumprir com infraestrutura, com cursos, laboratórios, salas de aula. Para atender a demanda, seriam necessários R$ 252 milhões", afirma.

Ele explica que o sindicato está em defesa da bandeira, com a aprovação do Conselho Universitário (COUNI), de que a Assembleia consiga modificar a proposta do governo para R$ 252 milhões, sem incluir a dívida. O vereador Ishy propôs que o ato em defesa da universidade seja, portanto, de toda bancada política de Mato Grosso do Sul. "Temos que buscar juntos uma saída para essa situação", finalizou o parlamentar.

A Audiência será realizada no período vespertino, em local a ser definido.

A proposição envolve todos os vereadores com o objetivo de debater os problemas de infraestrutura e recursos enfrentados pela UEMS / Foto: Thiago Morais