Câmara realiza audiência pública para debater implantação de curso técnico em Agropecuária
Evento ocorre em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
Vereador Sergio Nogueira é propositor do debate na Câmara Municipal de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
07/03/2023 12:14

Hoje (7), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados realiza uma audiência pública para debater, dentre assuntos correlatos, a proposta de implantação de um curso técnico em Agropecuária na cidade. O evento, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), ocorre no Plenário Weimar Gonçalves Torres em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e tem por objetivo discutir a oferta desse curso integrado ao ensino médio.

O IFMS realizou um estudo de viabilidade de implantação para um curso do eixo de recursos naturais no câmpus de Dourados. A pesquisa mostra que aproximadamente 4 mil alunos estão matriculados no 1º ano do ensino médio público, em áreas urbana e rural. Isto permite observar que existe um número grande de pessoas disponíveis para cursar o médio técnico público.

Dourados é o segundo município com maior população do Mato Grosso do Sul, de destaque no cenário nacional, planejado com áreas comercial, industrial e residencial bem definidas, além de contar com alta produtividade no agronegócio. “A criação de um curso técnico integrado ao ensino médio possibilita ao estudante, ao término do curso, acesso a um mercado de trabalho com um dos maiores sistemas de produção de precisão do agronegócio, ou seja, estar pronto e qualificado para atender a grande demanda”, afirma Nogueira.

O vereador propositor da audiência pública destaca que a mão de obra qualificada desempenhará, nas propriedades rurais, um serviço de precisão, colaborando ainda mais para o desenvolvimento e o aumento da produção agropecuária na cidade. “O curso, se for implantado, será destinado a qualquer pessoa que concluir o 9º ano. Será oportunidade de cursar o ensino médio em uma instituição federal, de ter auxílio a alimentação e transporte. Além de bolsas para projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante os três anos”, menciona.

O vereador também enfatiza que “Mato Grosso do Sul respira o ‘agro’, então não tem porque não apoiarmos essa importante aquisição para a nossa cidade”. “Convidamos todos para participar e votar a favor deste projeto. A demanda por este profissional é grande. Apoie este projeto, venha participar da audiência pública”, finaliza Nogueira.

Uso na tribuna
O professor Dr. Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, diretor geral do câmpus de Dourados do IFMS, usou a tribuna livre na sessão ordinária de ontem (6) da Câmara para divulgar a audiência pública. “Oportunizar acesso aos jovens é o maior objetivo da nossa instituição, que é pública, gratuita e de qualidade”. “A educação transforma, dignifica e em Dourados podemos construir uma cidade melhor e uma região melhor por meio da educação profissional, científica e tecnológica”, completa o doutor Figueiredo.

Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, diretor geral do câmpus de Dourados do IFMS, na tribuna livre (crédito da foto: Valdenir Rodrigues/CMD)