Câmara quer construir nova sede em 18 meses
06/02/2015 10:39

Projeto foi apresentado a jornalistas durante coletiva de imprensa

A Câmara Municipal de Dourados deverá funcionar em nova sede a partir da próxima legislatura. Pelo menos é essa a expectativa do atual presidente Idenor Machado (DEM), que reuniu profissionais da imprensa na manhã desta sexta-feira (06) para apresentação detalhada do projeto de construção da nova sede.

O prédio será edificado em uma área de 8 mil metros quadrados, localizada no cruzamento das ruas Joaquim Teixeira Alves e Coronel Ponciano - entre a sede da Guarda Municipal e a Praça Baltazar Marques. Serão 3.968,3 metros quadrados de área construída, divididos em subsolo (2.268,3m²) e térreo (1.699,9m²).

O projeto arquitetônico foi elaborado respeitando o declínio natural do terreno. Com aplicação de técnicas modernas de construção, o projeto contempla a utilização de estrutura pré-moldada, fato de deve garantir celeridade a execução da obra.

O plenário será construído na esquina das ruas Joaquim Teixeira Alves e Coronel Ponciano. Projetado para ser uma espécie de anfiteatro multiuso, o espaço terá formato circular para facilitar à acústica e a visão do público presente nas sessões da Câmara e nos demais eventos realizados na Casa.

O acesso a Casa de Leis também será facilitado com a implantação de vias laterais. O projeto da nova sede também prevê amplo estacionamento, com capacidade para 121 veículos; rampas, corrimões, elevadores e espaços que facilitarão a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. Os gabinetes também contarão com adaptações necessárias para garantir o acesso e circulação do cidadão.

Haverá ainda ampla recepção, incluindo espaço para realização de eventos de pequeno porte, como apresentações culturais, exposições, coquetéis. A ala administrativa disporá de salas amplas para receber todos os servidores e departamentos administrativos da Casa. O prédio contará ainda com sala de reunião anexa ao plenário, facilitando o acesso e a mobilização dos vereadores.

No encontro com os profissionais de imprensa, Idenor Machado enfatizou que as atuais instalações já não atendem às necessidades de adequação e não dispõem mais de espaço para ampliações. “É de domínio público que o atual prédio, que há anos abriga o legislativo, não condiz mais com a nossa realidade. Todas as adequações possíveis foram feitas e não há mais espaço para isso, hoje”, observou o presidente da Câmara, citando também a dificuldade de espaço para estacionamento de veículos nas imediações. “Vai ser um prédio bastante funcional, com ampla área para estacionamento, em um projeto integrado com outros órgãos, como o Imam e a Guarda Municipal”, finalizou Idenor.

Também participaram da coletiva, os vereadores Cirilo Ramão (PTC), Pedro Pepa (DEM), Bebeto (PDT), Cido Medeiros (DEM) e Virginia Magrini (PP), além do secretário municipal de Infraestrutura Jorge De Lucia e o arquiteto Fabiano Furucho, que também discorreram sobre o projeto e os trâmites para a execução da obra.

Presidente Idenor Machado falou a jornalistas da expectativa para construção da nova sede da Câmara (Foto – Thiago Morais)