Câmara promove 1º Seminário Viva Voz para profissionais de Saúde e Educação
Vereador Sergio Nogueira é propositor do evento
Foto: Francielle Grott/CMD
12/12/2023 12:22

A Câmara Municipal de Dourados realizará amanhã (13), às 8h, o 1º Seminário “Viva Voz: um Guia para os Profissionais da Saúde e Educação”. O evento, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), visa abordar a importância e a conscientização dos cuidados com a voz.

A saúde vocal é tema crucial para os educadores, frequentemente afetados por problemas relacionados à voz por sua atuação profissional. “A iniciativa visa prevenir tais problemas por meio de palestras ministradas por profissionais qualificados, proporcionando orientações e técnicas preventivas para um exercício saudável da profissão”, justifica Nogueira. Compreender técnicas vocais adequadas torna-se fundamental, pois, segundo especialistas, a prática vocal correta fortalece os músculos do aparelho vocal, prevenindo danos e promovendo a saúde vocal em longo prazo.

Dados da Central de Perícias de Dourados enfatizam a importância do tema, apontando que, somente em 2023, 16 profissionais da Educação precisaram ser afastados de suas funções devido a sintomas e sinais relativos à fala e à voz. “Este dado reforça a urgência de iniciativas de conscientização e prevenção, como o seminário proposto”, garante o parlamentar.

Palestrantes de renome estão confirmados para o evento, entre eles o fonoaudiólogo Ademir Garcia Baena, especialista em Fonoaudiologia Clínica e em Voz, que abordará o bem-estar vocal, e Isabella Cavalcante, médica otorrinolaringologista, que tratará das consequências da rinite não controlada na qualidade vocal. A programação inclui apresentação de balé pelas crianças do Centro de Educação Infantil Esther Gomes Ergas.

Compareça – O 1º Seminário “Viva Voz: um Guia para os Profissionais da Saúde e Educação” será realizado no Plenário Weimar Gonçalves Torres. Aberto a todos os interessados, contribui para a promoção de uma atuação profissional mais saudável e consciente em relação à saúde vocal.

Texto/Fonte: Assessoria