Câmara pede ao governo, convocação de remanescentes de concurso para Polícia
24/02/2015 11:10

Em documento ao governador, vereadores explicam que déficit em todo o Estado é de aproximadamente 6 mil agentes policiais

Os 19 vereadores de Dourados assinaram ontem, ofício endereçado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), solicitando a convocação dos remanescentes aprovados em concurso público para a formação dos quadros das polícias Civil e Militar, referente aos editais do ano de 2013. O objetivo, explicam, é contribuir para que o Estado aperfeiçoe a estrutura policial na cidade de Dourados.

No documento ao governador, os vereadores explicam que de acordo com levantamento do Ministério Público Estadual, o déficit em todo o Estado é de aproximadamente 6 mil agentes policiais.

“Sabemos que houve posse de aprovados nos dois concursos e que nesse momento estão sendo realizadas academias e que serão lotados nos municípios do Estado”, afirmam os vereadores, observando, no entanto, que “mesmo assim será insuficiente o número de policiais para atender a cidade de Dourados e demais municípios do Estado”.

Os vereadores argumentam, ainda, ser necessário que sejam convocados, também, os que foram aprovados nas provas teóricas, ou seja, os remanescentes dos concursos, para que realizem as demais fases do concurso, como prova de títulos, avaliação psicológica, avaliação médica, prova de aptidão física e investigação social e, por fim, ficarem aptos ao curso de formação policial (academia).

Os legisladores douradenses ponderam, ainda, no ofício encaminhado ao governador, que é urgente a necessidade de aumentar o efetivo policial, diante do assustador índice de criminalidade, aumento de assaltos e homicídios registrados em Dourados e demais municípios do Estado.

SESSÃO

Durante a sessão ordinária da noite desta segunda-feira, a maioria dos vereadores foi à tribuna para opinar a respeito da segurança pública, apontar deficiências e cobrar melhorias para o setor. Denise Lopes, Jean Gutemberg e Camila de Souza, três dos remanescentes do concurso, aprovados na prova teórica e que aguardam convocação, acompanharam a sessão, do plenário, e receberam manifestação de apoio dos vereadores à sua luta.

PROJETOS

Oito projetos de lei constantes da pauta de votação foram aprovados, entre eles, dois de autoria do vereador Elias Ishy (PT), um alterando a Lei nº 3.856/2014, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Transporte Coletivo; e outro alterando dispositivos da Lei nº 3.859/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de sanitários, bebedouros e assentos nas agências bancárias, cooperativas de créditos e financeiras, acrescentando o guarda-volumes.

Também foram aprovados projetos dos vereadores Idenor Machado (DEM) e Sérgio Nogueira dando denominação a ruas do loteamento João Carneiro Alves I e II; do vereador Idenor, declarando de utilidade pública municipal o Instituto Nossa Casa.

Foi aprovado, ainda, Projeto de Decreto Legislativo de autoria de vários vereadores, concedendo Diploma de Honra ao Mérito Legislativo à Escola Franciscana Imaculada Conceição, pelos 60 anos de relevantes serviços prestados à população.

Parte dos vereadores da Câmara de Dourados com os aprovados na prova teórica do concurso para a PM (Foto – Thiago Morais/CMD)