Câmara Municipal recebe Escola Erasmo Braga e presidente da AAGD durante sessão ordinária
09/04/2019 12:53

09/04/2019 12h52 - Por: Assessoria

A Câmara Municipal de Dourados recebeu, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (8), o presidente do Conselho Administrativo da Escola Presbiteriana Erasmo Braga, reverendo Izaias Moreira Cunha, que falou sobre os 80 anos da instituição, e o presidente da AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados), Francisco Sobrinho Brito, que explanou sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a importância da conscientização.

A Escola Erasmo Braga foi criada em 6 de abril de 1939. Conforme o reverendo, as escolas de confissão cristã são importantes para a sociedade, porque elas visam o desejo de que a comunidade seja próspera, construída em alicerces firmes e aprumados.

"Nossos sonhos não param por aí. Temos uma visão de futuro e entendemos que a nossa missão precisa ser continuada no ensino médio. Por isso, ano passado, foi aprovada a construção de uma nova unidade para atendermos os alunos do ensino médio, porque entendemos que não podemos encerrar este trabalho tão precioso e especial que realizamos até o 9º ano", exaltou Izaias.

O presidente da Casa de Leis, Alan Guedes (DEM), exaltou a instituição pelo trabalho realizado em Dourados e lembrou que no dia 17 de abril a Câmara Municipal realizará uma sessão solene em homenagem à escola, por seus 80 anos. "Que possamos celebrar muitos anos desta instituição", mencionou o vereador.

Francisco Sobrinho, presidente da AAGD, usou a tribuna livre para conscientizar a população sobre o autismo. Ele apontou que possui um filho com o espectro, admitindo que sua empatia surgiu junto com a descoberta do diagnóstico, o que o fez procurar outras famílias que também precisavam de auxílio.

Atualmente, a entidade atende 150 famílias, sendo que, aproximadamente 60 estão na fila de espera, mas diariamente a demanda tem aumentado, sendo efetuado de dois a três cadastramentos diários. "Temos feito um trabalho de abrigar famílias através do apoio da Prefeitura Municipal, que oferece a cedência de professores, além de convênio com Secretaria de Saúde, que proporcionou a efetivação de atendimento psicológico", explicou.

Porém, Francisco apontou que o atendimento da Associação precisa ser ampliado, para que todas as famílias de Dourados possam ser acolhidas. "Nós estamos agradecendo, porém temos que mostrar que crescemos a cada dia e necessitamos de mais apoio, pois precisamos oferecer atendimento à todos que chegam até nós. Há a necessidade de aumentar vagas e a diversidade de atendimento, já que temos equoterapia, ginástica, musicalização e atendimento psicológico, mas ainda precisamos de fonoaudiólogos, fisioterapeutas ocupacionais, arteterapia e outros atendimentos que somariam ao desenvolvimento dos autistas", ressaltou.

Alan Guedes acrescentou que possui um compromisso pessoal de ajudar a Associação, pois acredita que as entidades de atendimento segmentado fazem um trabalho específico, que, muitas vezes, o Poder Público não conseguiria realizar.

"Esta atenção especial, estas possibilidades de tratamento multidisciplinar que a AAGD realiza é louvável e formidável. Eles fazem um trabalho que faz toda a diferença e muda o mundo de uma criança", completou Alan, que ainda sugeriu que a Prefeitura Municipal aumentasse o convênio, para que a entidade possa ter condições de atender mais famílias do município.

Presidente da AAGD, Francisco Sobrinho, usou a tribuna livre durante sessão ordinária (Foto: Thiago Morais)