Câmara Municipal entrega 13º Prêmio Marta Guarani nesta segunda-feira
Jaqueline Gonçalves Porto ou Kunã Aranduhá será a homenageada deste ano
Foto: Arquivo Pessoal
16/03/2020 07:27

A Câmara Municipal de Dourados entrega nesta segunda-feira (16), durante sessão solene realizada às 18h, o 13º Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani, destinado a agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante em defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município. A homenageada deste ano será a bacharel em Ciências Sociais e mestranda em Antropologia Jaqueline Gonçalves Porto, ou Kunã Aranduhá (nome indígena Kaiowa).

O prêmio Marta Guarani, instituído pelo Decreto Legislativo nº 397, de 1º de outubro de 2003, é uma homenagem à líder indígena que era referência na luta pelos direitos do seu povo. Uma história de vida, de luta e de coragem. Falecida aos 62 anos em Campo Grande, Marta é considerada uma das personalidades mais importantes da história do povo indígena de Mato Grosso do Sul.

Jaqueline compõe a Organização de Mulheres Indígenas Kunãngue Aty Guasu - Grande Assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá e, recentemente, ocupou lugar importante no Gasc (Grupo Assessor da Sociedade Civil) ONU Mulheres. Durante nove anos trabalhou com jovens Guarani e Kaiowá na Reserva Indígena de Dourados.

A homenageada ainda trabalhou e organizou diversos eventos voltado a mulheres indígenas, como a Assembleia das Mulheres Indígenas Guarani e Kaiowá, que em 2020 acontece na Terra Indígena Pirakua, no município de Bela Vista- MS, entre os dias 21 e 25 de setembro. E também lidera o mapeamento da violência contra as mulheres indígenas Guarani e Kaiowá, para compor relatório a ser lançado em audiência pública prevista para junho de 2020

A sessão solene de homenagem é aberta a toda comunidade e acontece hoje, às 18h, na Câmara Municipal de Dourados, localizada na Avenida Marcelino Pires, 3495.