Câmara Municipal aprova efetivação do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais
Ainda durante a sessão, os vereadores receberam o secretário municipal de Educação, que discorreu sobre a falta de auxiliares nos Ceims
Denise de Abreu utilizou a tribuna da Casa de Leis para falar sobre o Conselho de Proteção e Defesa dos Animais
Foto: Thiago Morais
20/02/2020 12:07

A Câmara de Dourados aprovou em 1ª votação, durante sessão ordinária desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei nº 001/2020 (001), do Poder Executivo, que prevê a ampliação do hall de membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA).

A advogada e secretária-geral da Associação Amigos do Animais, Denise de Abreu e Silva, usou a tribuna da Casa de Leis para discorrer sobre o Projeto de Lei. Ela apontou que há seis anos espera pela tramitação do projeto e agradeceu o apoio que a Câmara Municipal tem dado.

“Por conta do apelo e a descoberta das pessoas pela causa animal, conseguimos este apoio”, apontou. “O conselho é singular, porque é uma ferramenta democrática de idealização e realização de políticas públicas, que envolve o diálogo constante entre a sociedade civil e o poder público”, completou a secretária.

“A proteção animal não é só uma questão para os adeptos, mas deve ser uma luta para todos nós, pois é diretamente relacionada à biossegurança e controle sanitário”, ressaltou Denise durante seu discurso.

O presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (DEM), também usou a tribuna para enaltecer o trabalho do CMPDA, apontando que em sua casa há um canil utilizado para lar temporário para cães resgatados por ONGs de Dourados, por isso compreende a luta e trabalho do conselho.

“Esta tribuna vem em momento oportuno, porque vamos votar o Projeto de Lei que institui o conselho. Esta é uma causa apaixonante e tenho certeza que vamos conseguir discutir e produzir políticas públicas mais adequadas para o atendimento das necessidades dos animais”, comentou Alan.

Educação

O secretário municipal de Educação, Upiran Jorge, usou a tribuna da Casa de Leis para discorrer sobre a falta de auxiliares nos Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal). Ele apontou que a função estava sendo exercida por estagiários e que a contratação dos mesmos não era feita através da pasta de Educação, mas pela Administração.

“Estamos atravessando problemas com relação ao preenchimento das vagas de auxiliares, que estava sendo ocupadas por estagiários. Estas contratações são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Administração, através do Núcleo de Estágio, que abre processo licitatório para contratação de empresa responsável pelos trâmites. A empresa tem realizado os processos seletivos, mas as vagas não são preenchidas, não por desdém, mas por falta de candidatos habilitados”, explicou o secretário.

Ele ainda apontou que tem se reunido com o Ministério Público Estadual para buscar alternativas para a contratação de estagiários.

Ordem do Dia

A Câmara de Dourados aprovou, em regime de urgência, durante sessão ordinária desta quarta-feira (19), o Projeto de Lei Complementar nº 002/2020, do Poder Executivo, que prevê a terceirização dos cargos de Auxiliar de Serviços de Manutenção, com o objetivo de sanar a falta de profissionais no município.

O Projeto de Lei nº 003/2020, do vereador Alan Guedes (DEM), que declara de utilidade pública o Instituto Ginasloucos, com sede em Dourados, também foi aprovado durante sessão ordinária.

Ainda foram votados e aprovados 55 projetos de Lei, de autoria do vereador Maurício Lemes (PSB) que denominam ruas dos bairros Vila Nova Esperança, Jardim Ibirapuera, Jardim das Primaveras, Jardim Carisma, Estrela Hory, Harrison de Figueiredo II, Dioclécio Artuzi II, Residencial Estrela do Leste, Chácara Cidélis, Jardim das Palmeiras, Sitioca Campina Verde, Chácara Trevo, Chácara Ipê, Sitioca Campo Belo, Parque das Nações II, Residencial Hectares, Jardim São Cristóvão, Parque das Nações I, Jardim Alambra, Jardim Shekinah, Jardim Tarumã, Vila São Braz, Vila Valderez, Vila Mariana e Bairro Royal Barcelona I e II.