Câmara homenageia DOF pelos 36 anos de criação
- Em sessão solene proposta pelo vereador Dr. Diogo Castilho, legislativo também entregou diploma a 15 policiais da corporação -
Em sessão solene, policias do DOF são homenageados na Câmara Municipal
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
31/05/2023 11:37

A Câmara de Dourados realizou na noite de ontem (30), sessão solene em homenagem aos 36 anos de criação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira). A instituição recebeu o Diploma de Jubileu de Cedro e 15 policiais receberam diplomas pelos relevantes serviços prestados.

A sessão solene de homenagens foi proposta pelo vereador Dr. Diogo Castilho (PSDB), que, juntamente com o presidente Laudir Munaretto (MDB) fez a entrega da honrarias aos homenageados.

Com a presença de Jeder Massad, filho do coronel Adib, o vereador Dr. Diogo Castilho fez o protocolo simbólico do Projeto de Decreto Legislativo "Diploma Coronel Adib Massad", em reconhecimento ao trabalho do ex-comandante do DOF, falecido em 2021, na Capital do Estado.

“Entregamos hoje esses diplomas a policiais do DOF que fazem a diferença na sociedade douradense e sul-mato-grossense”, resumiu o vereador propositor das homenagens. Dr. Diogo ainda destacou que “o coronel Adib Massad fez mudanças na sociedade douradense, trazendo segurança para nossa cidade, reduzindo a criminalidade enquanto esteve à frente do DOF. Até hoje são sentidos os efeitos de sua atuação à frente desta importante instituição de segurança pública", pontuou Dr. Diogo Castilho ao protocolar do Projeto que institui o Diploma Coronel Adib Massad.

O DOF

Criado no dia 28 de maio de 1987, por meio da Resolução nº. 119/87, o Grupo de Operações de Fronteira (GOF) tinha efetivo de 16 policiais, sendo oito militares e oito civis, todos subordinados, na época, à antiga Secretaria de Segurança Pública, com a missão de realizar o policiamento na região da Grande Dourados, no combate aos crimes de narcotráfico, furto e roubo de veículos, de cargas, em propriedades rurais, golpe do seguro e outros crimes específicos na região.

No início, o GOF estava sediado na capital do estado, porém, devido à distância da sua área de atuação, no ano de 1989, a sede do grupo foi transferida para um imóvel alugado na cidade de Dourados com a missão de realizar o policiamento ostensivo itinerante na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai.

No dia 15 de janeiro de 1996, com a reestruturação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por força do Decreto Estadual nº. 8.431, o Grupo de Operações de Fronteira passou a denominar-se Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e, em 21 de maio de 1999, por força da Resolução nº. 228, passou a policiar também a fronteira com a Bolívia.

No dia 28 de dezembro de 2006 foi criada a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON) integrada ao Departamento de Operações de Fronteira, por meio do decreto nº. 12.218.

Atualmente o DOF é regido pelo Decreto Estadual nº. 12.752, de 12 de maio de 2009 e pela Resolução SEJUSP/MS/nº. 905, de 27 de agosto de 2020, e atua em 53 municípios do Estado com a presença mais efetiva nos 722,7 quilômetros de fronteira seca, nos 1.610,71 quilômetros de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, sendo 888,01 de fronteiras fluviais abrangendo uma extensa área rural. Em caso de necessidade, e por determinação do Sr. Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o DOF atua em outros municípios do Estado.

O atual diretor do DOF é o coronel QOPM Everson Antônio Rozeni e, no dia 21 de setembro de 2022 ocorreu a inauguração oficial da nova sede em Dourados, que abriga as estruturas administrativas e operacionais do DOF e da Defron. No local também funciona a base da CGPA (Coordenadoria-Geral de Patrulhamento Aéreo), como suporte a policiamento e fiscalização.

DIPLOMA CORONEL ADIB

Por iniciativa do vereador Dr. Diogo Castilho, Projeto de Decreto Legislativo protocolado na Casa de Leis institui o Diploma Coronel Adib Massad, que deverá ser outorgado pela Câmara Municipal aos servidores públicos que tenham se destacado em suas atividades profissionais junto ao Departamento de Operações de Fronteira. O diploma será concedido anualmente na semana que incluir o dia 28 de maio, data em que marca a criação do Departamento, em sessão solene destinada exclusivamente a esse fim.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD