Câmara faz seminário nesta terça-feira para debater violência contra mulher
Seminário acontece nesta terça-feira, no plenário da Câmara de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
29/08/2022 20:27

 

Com o propósito de explanar sobre a importância e conscientização do enfrentamento à violência contra as mulheres, a Câmara Municipal de Dourados realiza nesta terça-feira (30), seminário com o tema “Os caminhos para a prevenção da violência contra a mulher”. A proposição é dos vereadores Liandra da Saúde (PTB) e Sergio Nogueira (PSDB).

O evento acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h, após intervalo para almoço. No período da manhã o seminário conta com duas palestrantes, a secretaria municipal de Assistência Social, Daniela Hall e a psicóloga Bárbara Marques Rodrigues. Já no período vespertino as palestras serão conduzidas pelos psicólogos Leandro Corrêa Barboza e Roseni de Albuquerque Krejci.

De acordo com dados divulgados pelo site de estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Mato Grosso do Sul registrou 23 feminicídios [homicídio cometido contra mulheres que é motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero] em 2022, média de quase quatro casos por mês. “Números alarmantes e muitos desses casos são cometidos no seio familiar, com isso é de suma importância trazer para o debate e mobilização, a população para que possam ampliar a conscientização e esclarecimentos sobre o enfrentamento aos casos de violência contra as mulheres”, considera a vereadora Liandra.

PROGRAMAÇÃO

PALESTRAS – 8h às 12h

Tema: ‘Lei Maria da Penha sob seu aspecto histórico e Rede de atendimento e enfrentamento à violência doméstica’

DANIELA HALL - Membra da Comissão do Consumidor e de Direito Sistêmico da 4º subseção da OAB MS Dourados/Itaporã e da Comissão da Mulher Advogada. Foi presidente da Câmara 2017/2018, onde esteve à frente das principais comissões da Câmara Municipal, em especial comissão de justiça, legislação e redação. Também foi autora de diversas Leis relativas às mulheres, tais como o Dia Municipal da Mulher Advogada, Agosto Lilás, Maria da Penha vai à escola, que garantem prioridade as mulheres vítimas de violência.

Tema: ‘Aspectos emocionais das mulheres vítimas de violência e A violência doméstica contra mulheres indígenas’.

 

BÁRBARA MARQUES RODRIGUES -  Psicóloga, Efetiva da SEMAS, especialista em antropologia e psicologia social, facilitadora do Projeto Famílias Fortes (IFMS) e mestranda em Processos Psicossociais.

PALESTRAS: 14h às 18h

Tema: 'Violência Doméstica e aspectos psicológicos e psicopatológicos'

LEANDRO CORRÊA BARBOZA - Psicólogo Clínico e Psicólogo Jurídico. Graduação em Direito, Psicologia e Pedagogia. Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados (Dissertação com ênfase em Psicopatologia, Personalidade e Violência Doméstica). Especialização em Avaliação Psicológica; Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos; e Psicanálise.

ROSENI DE ALBUQUERQUE KREJCI - psicóloga especialista em neuropsicologia e em psiquiatria da Adolescência pela UNICAMP/SP. Técnica responsável pela Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social de Batayporã. Coordenou o CRAS/Batayporã e participou da criação do ASM (Ambulatório de Saúde Mental).  Coordenadora do Programa Dialogando Igualdades em Batayporã através de pacto com o Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul. Tema: ‘As interfaces da Violência Doméstica’

O Seminário é gratuito e serão entregues certificados de participação. As inscrições podem ser feitas no link:  https://www.sympla.com.br/evento/seminario-os-caminhos-para-a-prevencao-da-violencia-contra-a-mulher/1687985


 

Texto/Fonte: Assessoria