Câmara e município firmam acordo para garantir transporte dos alunos universitários da zona rural
02/02/2015 07:09

Pelo menos 200 alunos terão transporte garantido

O transporte dos quase 200 alunos universitários da zona rural de Dourados para o ano de 2015 está garantido. Um acordo firmado nesta quinta-feira (29), entre a Câmara Municipal de Dourados e o Poder Executivo, vai possibilitar a formalização de convênio para prestação do serviço aos estudantes residentes nos distritos e na zona rural do município.

A regulamentação do transporte dos alunos de ensino superior da zona rural de Dourados, incluindo a transferência do custeio do serviço ao município, se tornou uma necessidade nos últimos anos no município, tendo em vista que a responsabilidade de financiamento do serviço pelo governo federal se restringe apenas a educação básica (1º ao 9º ano).

O acordo foi firmado durante encontro na sala de reuniões da Prefeitura de Dourados, envolvendo o prefeito Murilo Zauith (PSB), a secretária municipal de Educação, Marinisa Misoguchi, o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM) e os vereadores Madson Valente (DEM), Silas Zanata (DEM), Bebeto (PDT) e Sergio Nogueira, que no ato representou a Comissão de Educação da Câmara.

Durante a reunião, o Executivo firmou com os vereadores que encaminhará projeto lei, para ser apreciado em plenário já na sessão ordinária da próxima segunda-feira, regulamentando a prestação do serviço e assumindo a responsabilidade pelo custeio do transporte dos alunos universitários da zona rural de Dourados. A medida beneficiará os alunos matriculados em cursos de nível técnico e superior.

O vereador Idenor Machado comemorou a decisão. Conforme ele, a regulamentação do serviço dará ainda mais tranquilidade aos estudantes universitários da zona rural de Dourados, que terão assegurado o transporte para se descolarem até às universidades instaladas no município.

“Todos nós sabemos do esforço dos estudantes residentes na zona rural para chegar diariamente aos bancos universitários, principalmente, pela questão da distância e do transporte. Por isso, estamos felizes pela solução apresentada pelo Executivo, em parceria com os vereadores. Acredito que todos terão mais tranquilidade e segurança ao deixarem suas casas para darem continuidade aos estudos”, destacou o presidente da Câmara.

Vereadores se reuniram com o prefeito Murilo e com a secretaria Marinisa e firmaram acordo que vai garantir o transporte dos estudantes universitários da zona rural (Divulgação)