Câmara e Imam garantem debate público sobre Plano Arborização
15/04/2019 12:18

15/04/2019 12h15 - Por: Assessoria

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Ishy ressalta que o processo deverá seguir com transparência e participação popular

O vereador Elias Ishy (PT), por meio da Comissão de Meio Ambiente, da qual é presidente, se reuniu com a equipe técnica do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam) para tratar do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) para o município. O trabalho será realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) e o parlamentar ressalta que o processo deverá seguir com transparência e participação popular.

Segundo explicações, o PDAU tem cinco produtos e o primeiro, que é o Plano de Trabalho, já está disponível no site da prefeitura (http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/acoes-e-eventos/). Para os demais, ficou acordado que serão realizadas Audiências Públicas para apresentações a população na Câmara de Dourados, garantindo o debate.

Participaram da reunião o diretor-presidente do IMAM, Fabiano Costa, as servidoras, Aline Sanabria a Carolina Gomes de Menezes, além do agroecologista, Antonio Weber, do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IMAD) e o estudante universitário, Giovanni Radaelli Cenci.

De acordo com o diretor, a Câmara é o melhor local para estas atividades, pois é "a Casa do Povo". Para Costa, o diagnóstico precisa sai dentro dessa gestão, não correndo mais o risco de engavetarem, já que a luta para esse processo ter andamento vem desde 2014. Ishy vem fazendo a cobrança pela efetivação há muito tempo. Naquele ano, ele apontou a demora em efetivar políticas ambientais e, em 2017, realizou uma Audiência para tratar do assunto.

O Instituto lembra que, com o Plano, pode amenizar situações de plantio de espécies inadequadas, poda irregular e, logo, na diminuição de transtorno com quedas de árvores. A previsão é que ele seja finalizado até o mês de setembro de 2019. Weber ressaltou ainda a forma democrática e participativa para a qual foi conduzido o encaminhamento da reunião.

As principais atividades a serem desenvolvidas na elaboração do Plano que constam no "Produto Um" são: planejamento geral das atividades; levantamento de dados primários, quantitativos e qualitativos, através de amostragem da arborização situada em ruas, passeios públicos e canteiros centrais, na área urbana conforme definida no Termo de Referência que orientou a constatação do PDAU; diagnóstico atual da arborização de Dourados; análise da arborização urbana atual; proposição de alternativas; definição de diretrizes de manejo e expansão da Arborização Pública no município; elaboração de Relatório Final do PDAU; elaboração do Programa de Arborização para os anos de 2019 e 2020.

Elias Ishy durante reunião com o Imam (Foto: Assessoria)