Câmara debate projeto que torna obrigatória presença de fisioterapeuta nas maternidades
Debate foi uma proposição do vereador Sérgio Nogueira (PSDB), que também propôs sessão solene em homenagem aos profissionais
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
09/11/2022 14:56

Audiência Pública nesta quinta-feira (10), das 13h às 17h, na Câmara Municipal de Dourados, vai debater a importância da permanência do profissional de Fisioterapia nas maternidades públicas e privadas no país. O evento é uma proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB). Já no período da noite, às 19h, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Na Audiência, o foco do debate é o Projeto de Lei nº 906/2022, em tramitação na Câmara Federal, que torna obrigatória a presença de fisioterapeuta nas maternidades nas quais se realizem pelo menos mil partos por ano.

“Isso está em discussão em Brasília, mas vamos repercutir em nosso município para colhermos informações e subsidiar os deputados federais que deverão votar essa proposta”, destacou Sergio Nogueira.

A proposta prevê que os profissionais devem estar disponíveis para assistência às pacientes 24 horas por dia, todos os dias da semana. “Essa é uma reivindicação da categoria, mas é necessário destacar que a atuação dos fisioterapeutas é crucial quando associada à redução do tempo de trabalho de parto e das complicações, além da diminuição dos custos hospitalares”, reitera o vereador.

Atualmente, o Ministério da Saúde já exige fisioterapeutas em tempo integral nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, ou seja, aquelas voltadas para o atendimento hospitalar do recém-nascido grave ou com risco de morte.

As inscrições para participar da Audiência Pública podem ser realizadas pela internet. Confira clicando aqui.

Homenagens

No período da noite, das 19h às 22h, será realizada a Sessão Solene de entrega de honrarias aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. A homenagem contempla a Lei nº 4.389, de autoria do vereador Sergio Nogueira, que institui a Semana do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.