Câmara de Vereadores acompanha prestação de contas da Fundação de Saúde
13/09/2019 10:12

13/09/2019 10h10 - Por: Assessoria

Mesa Diretora e Comissão de Saúde participam de diálogos na tentativa de encontrar alternativas para o município

Os vereadores que compõem a Mesa Diretora da Câmara de Dourados e também a Comissão Permanente de Saúde acompanharam na tarde desta quarta-feira (11) a primeira prestação de contas parcial da intervenção da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). O presidente Alan Guedes (DEM), o vice Elias Ishy (PT), o primeiro secretário Sergio Nogueira (PSDB) e a segunda secretária Daniela Hall (PSD), juntamente com o vereador Braz Melo (PSC), participaram do diálogo na tentativa de encontrar alternativas para o município.

Segundo Ishy, que é presidente da Comissão, esse é um momento importante para acompanhar sistematicamente os problemas do setor e verificar quais as medidas serão tomadas a partir de então. "Estamos cientes da gravidade relacionada à saúde pública, por isso participando de diálogos diários. A situação continua preocupante, quanto à gestão e ao financiamento, e como vereador estou aqui para fiscalizar, prezando sempre pela transparência", afirmou.

Essa apresentação é parte do acordo realizado em agosto, durante uma reunião na OAB/MS - 4ª Subseção Dourados, quando foi dada a recomendação do Ministério Público para a exposição do balanço financeiro a cada período. Além dos vereadores, participaram do ato representante do MP, Defensoria, Secretaria Municipal, Comissão de Saúde da OAB, funcionários da Fundação e médicos.

Ishy lembrou que há necessidade de um acordo com os médicos, com pagamento de salários em dia, mas também defendeu os demais funcionários da Funsaud, pedindo melhores condições de trabalho para todos. De acordo com ele, para as ações saírem do papel não basta ter vontade, precisa de continuidade. Ele resgatou os detalhes do encontro de agosto e entendeu que a troca de coordenadores da intervenção acabou prejudicando a prestação de contas.

Além da credibilidade no pagamento de salários, foi cobrado o organograma do quadro de funcionários, quais licitações já estão em andamento, o encaminhamento de extratos de antes e depois da intervenção, relatório contábil e notas fiscais, o funcionamento do Portal Transparência. No HV ainda o aumento do número de salas de cirurgias, a necessidade de sala de recuperação, prazo para reformas, entre outros assuntos.

O Município demonstrou a necessidade de repactuação dos serviços. A secretária municipal, Berenice Machado, informou também que o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visitará o município no próximo sábado (14) para encaminhar projetos na tentativa de resolver algumas dificuldades, como no Hospital da Vida. A próxima prestação de contas ficou para o dia 17 de outubro.

Para o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes, foi uma agenda muito importante. "Nós estamos acompanhando de perto a prestação de contas e o trabalho desta Comissão, que é uma parceria muito salutar entre Defensoria Pública e Ministério Público Estadual. O trabalho da Câmara também deve abranger essas parcerias institucionais. Na sessão ordinária da próxima segunda-feira (16) nós devemos receber na Casa de Leis a Dra. Marisa Fátima Calixto, defensora pública e a Dra. Helena Izidoro, presidente da Comissão de Saúde da OAB de Dourados, para que elas possam externar sobre a intervenção na Funsaud", afirmou.


Vereadores acompanharam a primeira prestação de contas parcial da intervenção da Funsaud [Foto: Assessoria]

Texto/Fonte: